quinta-feira, 10 de maio de 2007

A temática da escultura religiosa


A escultura barroca, como já vimos reflecte o espírito que a criou, ou seja: A Contra-Reforma católica. Neste sentido transparece a nova mística a que a igreja católica tinha aderido, que para além de se inspirar na Bíblia e no Novo Testamento (como já vinha sendo hábito) vai recorrer aos escritos dos grandes místicos da Contra-Reforma, como os escritos de Santo Inácio de Loyola (fundador dos Jesuítas e que já conhecíamos do Maneirismo) e os de Santa Teresa de Ávila (foto). Claro que esta nova iconografia era altamente vigiada pelo Tribunal do Santo Ofício para que a ortodoxia se mantivesse.
•Vidas de santos e mártires (os mais recentes canonizados no séc. XVII);
•Novos temas marianos como o da Sagrada Família (a virgem com S. José e o menino já criança) e o da Imaculada Conceição (verdade religiosa recentemente transformada em dogma doutrinal);
•Cristo no Calvário e a Paixão de Cristo (via sacra);
•Triunfo da Eucaristia e das Virtudes Cristãs (fé, esperança, caridade);
•Valorização da figura do Papa.


A arte assumia aqui uma função didáctica, traduzindo em imagens a doutrina religiosa e os seus dogmas, ao mesmo tempo que reafirmava a Fé e o Poder da Igreja Católica.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto tanto desta Santa :) e de todas as representações que fizeram dela, tal como esta escultura.
"Não me move Senhor para Te amar O Céu que me prometestes Nem me move o inferno tão temido Para deixar por isso de Te ofender. Tu me moves, Senhor, Move-me ver-Te Pregado em uma Cruz e escarnecido Move-me ver teu Corpo tão ferido, Movem-me tuas afrontas e tua morte. Move-me enfim o teu amor, E de tal maneira, Que ainda que não houvesse Céu eu Te amaria, E ainda que não houvesse inferno Te temeria. Nada tens que me dar para que eu Te queira, Pois mesmo que eu não esperasse o que espero, O mesmo que Te quero Eu te quereria. (Santa Teresa de Ávila)

Anônimo disse...

A senhora da êxtase mística. lol


estou doente, cara professora.
faltei à aula de hoje. se possível, coloque aqui algum material (pelo menos o mais relevante) da matéria que adiantou hoje.

tagradecido.
:)