Este é um espaço de partilha de trabalhos e ideias sobre artes.
quinta-feira, 24 de maio de 2007
para treinar 1
Será que os meus alunos conseguem comparar as duas reproduções?
(deixei um link de escultura no de vez em quando)
2 comentários:
Anônimo
disse...
Ambas as figuras sao retratos, e só esta semelhança partilham, de resto são quadros completamente diferentes. O primeiro quadro do Caravaggio(?), é claramente um quadro barroco por vários motivos, o mais evidente é a utilização das sombras de modo bastante intensos, o foco de luz estão apontados para o seu rosto e mão, pontos esenciais do quadro. Não consiguimos deliniar a figura por completo. A pintura possui extremo rigor anatómico e uma beleza não idealizada, com a repesentação de um velho, e diferentes texturas, assim consiguimos destinguir os diferentes tecidos repesentados. Possui uma paleta de cores reduzida, nomeadamente tondes de terra e o vermelho. Possui um ângulo de representação do que o renascimento, onde a maior parte dos retratos eram de busto. O segundo quadro é claramente renascentista e é um quadro do Botticelli(?). Ao contrário do barroco, a luz é mais abranjente, e consiguimos deliniar a figura por completo. Possui rigor anatómico, porém possui uma beleza idealizada. A paleta de cores é mais abranejente, porém não possui texturas muito destintas... espero não ter esquecido de mencionar nada... abraços!
A primeira reprodução é de Rembrandt (Figura de Velho, 1645, óleo sobre tela) e a segunda é de Ghirlandaio (Retrato de uma Jovem, 1485, têmpera sobre madeira)e podem ambas ser "fruídas" no Museu Gulbenkian. Bom trabalho
2 comentários:
Ambas as figuras sao retratos, e só esta semelhança partilham, de resto são quadros completamente diferentes. O primeiro quadro do Caravaggio(?), é claramente um quadro barroco por vários motivos, o mais evidente é a utilização das sombras de modo bastante intensos, o foco de luz estão apontados para o seu rosto e mão, pontos esenciais do quadro. Não consiguimos deliniar a figura por completo. A pintura possui extremo rigor anatómico e uma beleza não idealizada, com a repesentação de um velho, e diferentes texturas, assim consiguimos destinguir os diferentes tecidos repesentados. Possui uma paleta de cores reduzida, nomeadamente tondes de terra e o vermelho. Possui um ângulo de representação do que o renascimento, onde a maior parte dos retratos eram de busto. O segundo quadro é claramente renascentista e é um quadro do Botticelli(?). Ao contrário do barroco, a luz é mais abranjente, e consiguimos deliniar a figura por completo. Possui rigor anatómico, porém possui uma beleza idealizada. A paleta de cores é mais abranejente, porém não possui texturas muito destintas...
espero não ter esquecido de mencionar nada...
abraços!
A primeira reprodução é de Rembrandt (Figura de Velho, 1645, óleo sobre tela) e a segunda é de Ghirlandaio (Retrato de uma Jovem, 1485, têmpera sobre madeira)e podem ambas ser "fruídas" no Museu Gulbenkian.
Bom trabalho
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