segunda-feira, 14 de maio de 2007

Caravaggio



Captar, pela emoção, a fé de multidões. Eis o propósito da pintura religiosa barroca.

A imagem é apenas um fragmento (e o meu ponto de vista) da obra de Caravaggio da qual vimos a reprodução na aula.

Não só a acção é dramática como também o modo como tal nos é dado a ver, como a própria acção é montada. Reparem na teatralidade dos gestos, no contraste cromático e no contraste claro-escuro. Todos estes elementos convergem para a construção no sentido de espectáculo.

Podemos salientar como características da pintura de Caravaggio:
•Usar como modelos, nos seus temas – históricos, religiosos, ou cenas de género –figuras vulgares de mulheres e homens comuns (possuindo algumas delas um certo carácter rude que choca os seus contemporâneos);
•Usar uma luz rasante e descontínua;
•Iluminar fortemente alguns pormenores ou personagens importantes da cena.

Na nossa última aula foi também referida a pintura de paredes e tectos, sempre obedecendo ao trompe l'oeil, numa tentativa (quase sempre bem conseguida) de ampliação e transcendência do espaço físico. Distinguimos duas técnicas no trompe l'oeil, os quadri riportati - imitação de quadros de cavalete com moldura pintada, e a perspectiva de soto in sù - vistas tomadas de baixo para cima que se abriam para o espaço esbatendo a fronteira entre o real e o imaginário...criando um espaço de contornos ambíguos. Como exemplos referimos: Annibal Carracci, Andrea Pozzo e Pietro da Cortona.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)