domingo, 27 de maio de 2007

para comentar


Partindo da reprodução de CARAVAGGIO, Judite degolando Holofernes; c. 1598, óleo sobre tela, 145 x 195 cm; Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma; comente a seguinte afirmação:
O Barroco materializa o instantâneo.

6 comentários:

Anônimo disse...

O barroco materializa o intantâneo no sentido em que congela a acção, assim, tipo Kodak Moment. Aqui a judite está a ser mesmo apanhada a degolar o holofernes (os papparazi não perdoam). Se fosse um quadro renascentista a menina não estaria a franzir as sobrancelhas e a criar rugas e o senhor apareceria já serenamente morto, n'est pas? e aquele/a voyeur não estaria com um ar tão sedento de morte, de saco na mão tipo "let me keep the head! give me the head! let me have it! oh pleeeeeease!!"

Ana

Anônimo disse...

"A whole book in the Bible is devoted to Judith, because as a woman she embodies the power of the people of Israel to defeat the enemy, though superior in numbers, by means of cunning and courage. She seeks out Holofernes in his tent, makes him drunk, then beheads him. The sight of their commander's bloodstained head on the battlements of Bethulia puts the enemy to flight.

In the painting, Judith comes in with her maid - surprisingly and menacingly - from the right, against the direction of reading the picture. The general is lying naked on a white sheet. Paradoxically, his bed is distinguished by a magnificent red curtain, whose colour crowns the act of murder as well as the heroine's triumph."
in WGA

..agora que pesquisei, surgiu-me uma dúvida: se foi tudo premeditado não percebo o ar de repulsa da judite, assim tão semelhante ao meu quando tenho de mexer em carne crua..
é que está ali quase como uma heroína à força, está mais com ar de "argh, se tenho mesmo de fazer isto..." do que propriamente "yay, vou salvar o povo"

Ana

Anônimo disse...

quando tas com o periodo, por exemplo... sabes que aquilo é sangue, no entanto sentes repulsa na mesma... em principio...
(desculpem a comparaçao)

iFrancisca disse...

o barroco ultrapassa o momento, torna-o mais intenso, empola emoções...

Ana Castanheira Martins disse...

hum...não creio que o barroco ultrapasse o momento, porque ele é o momento em si, intenso, sim, levando as emoções ao limite, sim. o ultrapassar o momento poderá ser entendido como o entrar numa outra "dimensão"? hum...é uma perspectiva!

RôPenna disse...

O Barroco faz com que as emoções cheguem ao ápice, como o êxtase de S.Teresa, por este ângulo capta este momento crucial para levar o observador a ficar impressionado com o que vê.