terça-feira, 15 de maio de 2007

Um pouco nada sobre a pintura holandesa
















A divisão da Europa em países católicos e protestantes reflectiu-se nas manifestações artísticas. Já sabemos que região meridional dos Países Baixos (que hoje denominamos Bélgica) permaneceu católica, enquanto as provincias setentrionais, ao libertarem-se da presença católica espanhola, facilmente aderiram ao novo credo. Não podemos esquecer que não estamos a falar de pobres camponeses mas de ricos mercadores que refletem a prosperidade das cidades mercantis holandesas. São estes os novos encomendadores. Os artistas encontram no mercador bem sucedido que queria legar a sua imagem aos vindouros ou no burguês respeitável que fora eleito para um cargo público e que desejava ser pintado assumindo essas funções, um "filão" quase inesgotável para a sua expressão artística. Como não existia máquina fotográfica, as comissões locais e juntas governamentais encomendavam retratos de grupo para colocação na sala de reuniões ou salões nobres das suas sedes.


E quem não tinha jeitinho nenhum para o retrato? Pois foi, tiveram que acordar para a dura realidade e renunciar à ideia de viver exclusivamente de encomendas. Eram livres é certo, mas a liberdade tem um preço...e então era vê-los nas feiras e mercados públicos a negociar a sua "mercadoria". É aqui que aparece outra figura: o marchand d'art (dito em francês fica com um ar mais intelectual!) que vai servir de intermediário, comprando ao preço da chuva para vender ao preço do barril de crude.





Na pintura holandesa vamos estudar primeiramente Franz Hals e Rembrandt.
Podem começar já a pensar porque é que não podemos considerar renascentistas as reproduções acima.
A reprodução de "Figura de Velho" pode (e deve!) ser vista no Museu Calouste Gulbenkian.


...e para saber mais: http://www.wga.hu/

Um comentário:

Anônimo disse...

oh! lol a stora tinha-nos dito para irmos ver a mulher d rubens:eu e o zé fomos à gulbenkien ontem(17/maio/07) e estava msm msm a fechar...com algumas voltas e o jeito do zé (sem papas na língua) lá nos deixaram entrar ..." Ah! sim é para a escola é importante! estudem meninos!!" ...foi +/- isto que ouvimos lá do 'manda-chuva' e lá fomos nós todos contentes. (mulher de rubens)aquilo é d +....parece mesmo ceda! e hj fui lá outra vez para observar com + atenção e reparei na figura de velho do Rembrant(1606); o casaco dele nem ceda parece!,parece mesmo chiffon, aquele espécie-de-seda-crespo. na mesma exposição, uma câmara ao lado, encontram-se pinturas do sec.XVIIIdo Weenix Jan!! hyperrealismo?? akele ganso....ate as escamas da pata...ta msm fixe. e reparei k misturava vasos digamos mais antigos em relação a essa altura...o quadro era de 1708. entre outros quadros, um dos ultimos de um holandes o Dagan Bouvaret (eu tnho os apontamentos todos tortos não sei se está bem escrito) les betones au Pardon/en/an (..afinal é francês!?je ne sais pas....) whatever.1852....fikei parva com o realismo daquilo! é msm msm msm muito....perfeito!! é tipo fotografia!e uma fotografia pode ficar - real que aquilo, acho que vou voltar lá para ver o que é que me convenceu que aquilo era mesmo uma pintura!....

já chega d me armar em esperta


joana grande 11ºL