domingo, 20 de maio de 2007

Ana de Lorena


Hoje vamos falar de uma mulher... Ana de Lorena

Nasceu a 3 de Setembro (Virgem, portanto) de 1691 na cidade de Lisboa. Ana de Lorena não era uma mulher do povo, mas sim, marquesa de Abrantes e condessa de Penaguião, casada com o seu tio materno D. Rodrigo de Melo.
D. Ana Maria Catarina Henriqueta de Lorena pertence ao grupo de senhoras da alta sociedade que troca de bom grado a vida de tia bronzeada fazendo compras no centro comercial, pelo empenho em desenvolver uma actividade "cultural". Provavelmente por influência de seu pai, Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, marquês de Fontes e Abrantes, empenhado no desenvolvimento da Belas-Artes, Ana de Lorena teve contacto não só com obras de arte como também com os próprios artistas (que o pai apoiava como mecenas).

A nossa pintora vai fazer essencialmente retratos, como este que aqui vos mostro, que foi até aos anos 70 (do séc. XX) atribuído a Vieira Lusitano e que se encontra no Museu Nacional da Arte Antiga.
Para mais informações consultem o catálogo da Exposição JOANNI V, MAGNIFICO: A pintura portuguesa no tempo de D. João V, IPPAR:1994
Haverá um modo de pintar feminino?

2 comentários:

Anônimo disse...

No dia internacional dos museus voltámos ao Museu Nacional da Arte Antiga confrontando Bosh com José Pedro Croft.Sim, há arte contemporanea no MNAA!
Também fomos á exposição"o brilho das imagens" onde estava uma escultura medieval de um "Cristo pensador" que me surpreendeu pois nunca tinha visto representada a sua figura sentada, mão segurando o rosto,olhar distante. Não sei se tiveram opurtunidade de ver (ainda têm) mas achei muito bonito!

Anônimo disse...

É que se é Virgem, só pode ter sido boa pessoa!