sexta-feira, 16 de março de 2007

Ticiano e Danae (s)








Quando hoje vimos imagens dos quadros de Ticiano (Tizian) falámos que para o mesmo tema existiam (pelo menos) três versões...tel como vos prometi, aqui estão elas. Um quadro semelhante podia ter sido realizado no período gótico? E nos dias de hoje? Conhecem outros quadros que possam relacionar com estes?
Agora como trabalho de casa:
uma vez que o vosso manual escolar não é farto em imagens...e como nós sabemos que através da imagem fixamos melhor um conteúdo, aqui fica mais uma vez o link para um sítio onde estão reproduções com qualidade. Está à distância de um click ;) Aceitem o desafio!




3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma dúvida...estava a procurar os quadros do Tiziano e encontrei o da Isabel de Portugal (o que vimos na aula), porque razão um pintor veneziano pintou um retrato de uma figura portuguesa?
Maria 11ºI

Anônimo disse...

Quando a stôra estava a mostrar a vénus adormecida e as danaes eu lembrei-me de um quadro semelhante que tinha visto no Museo do Prado. Como isto já foi há uns anos valentes, estive a falar com o meu pai, e ele primeiro achou que a pintura que tínhamos visto era do Velásquez... depois de uma pesquisa descobri que não era, embora este tenha pintado "Vénus olhando-se ao Espelho", que também tem as suas parecenças (ainda que aqui Vénus esteja, na minha opinião, mais insinuada.. eram os tais passos para o barroco, não?)

Enfim, tive de virar o meu quarto para encontrar um livro de Jostein Gaarder - muito bom, diga-se de passagem - que faz menção ao quadro que eu queria: "La Maja Desnuda" de Goya. Mas agora que revejo o quadro, este tem um aspecto bastante fotográfico, ao contrário dos quadros que a stôra mostrou, e não sei até que ponto não terá sido exagerado o uso do sfumato neste período.


P.S. - Já agora, o tal livro de Gostein Gaarder chama-se "Maya - O romance da Criação", cuja leitura aconselho vivamente.

"Leva-se milhares de milhões de anos a criar um ser humano. E só uns segundos a morrer." (Gaarder)

Ana Castanheira Martins disse...

Boa sugestão de leitura...penso eu! de Jostein Gaarder conheço (de ler mesmo)apenas dois livros "O mundo de Sofia" e um conto de natal, do qual não me recordo o nome e que dado o adiantado da hora também não me apetece ir procurá-lo ;)
é muito interessante ver as vossas conexões visuais...estão no caminho certo!