terça-feira, 6 de março de 2007

ontem era: Botticelli



o sumário de hoje, para quem escreve é:
mais um pintor do quattrocento italiano para descobrir... na segunda parte da aula vamos corrigir o trabalho de ontem.
As imagens de ontem eram de Botticelli.

Podemos dar muitas características para a identificação de um pintor, mas se não olharmos e sentirmos, essa identificação pode ser muito difícil de fazer. Podemos dizer que as figuras de Botticelli parecem menos sólidas, ou que não estão tão correctamente desenhadas como as de Pollaiuolo ou Masaccio... mas a Vénus de Botticelli é tão bela que não nos apercebemos do comprimento incomum do seu pescoço ... Claro que têm que saber as características de cada pintor - para a semana temos teste :( e que isso vos ajuda a compreender e a distinguir os diferentes "traços"... mas há mais para além disso, há o sentir as obras.
É como estar apaixonado: por muito que vos digam como é, só quando a paixão vos bate à porta é que tomam consciência que afinal é melhor do que vos diziam. Com a Arte (com A grande) é mais ou menos a mesma coisa... aprendemos a ver, aprendemos a conhecer... mas aprender a gostar acontece quando menos se espera... e só acontece porque viram, estudaram, conheceram...

agora uma coisa verdadeiramente séria: o Levi fez muito bem em chamar-me à atenção para o facto de ter escrito mal o nome dos D'ZRT... penitencio-me aqui pelo erro...é que eu não vejo os morangos com açucar (ou estes são da floribela?)

até amanhã

Um comentário:

Anônimo disse...

nao! sao msmo dos morangos!
eheheh =)