quarta-feira, 14 de março de 2007

A Escola de Veneza


bom, no final do dia já todos terão feito os testes e deverão estar em fase de conclusão de trabalhos. Aproxima-se uma semana com características de silly season, antes do descanso dos "guerreiros" (digamos: cavaleiros em demanda pelo conhecimento)... julgavam vocês que vos dava descanso! Pois não! Depois dos testes iremos falar sobre a "escola veneziana" em jeito de introdução, a escola veneziana floresceu no século XVI (o que nos interessa, por agora) e desenvolveu-se com influências da escola de Pádua e de Antonello de Messina, que introduziu a técnica da pintura a óleo dos van Eycks.
A utilização rica e pictórica da cor caracterizam a pintura veneziana.
Um dos mestres mais antigos foi Bellini (e família!) a que se seguiram Giorgione e Ticiano...e depois Tintoretto e Veronese. No século XVIII a arte decorativa de Tiepolo e as vistas de Canaletto e Francesco Guardi fizeram ressurgir a pintura veneziana...

Por hoje deixo-vos uma reprodução de Giorgione, "A Tempestade", 1507-8, 82x73, óleo sobre tela, que podem ver na galeria da Accademia em Veneza. (depois ou antes de um passeio de gondola!)

6 comentários:

Anônimo disse...

Pergunto-me se a disciplina não poderia abordar também a música.. também é uma arte!!, e nesta época renascentista há tanto que dizer!! e barroca, e seguintes...
É que o meu trabalho foi entrevista a um compositor alemão que foi estudar para Veneza, e durante a minha investigação encontrei referências à Escola Veneziana, que pelo que deu a entender, não se cingia apenas às artes plásticas..
Secalhar podia haver de vez em quando uma pequena abordagem ao mundo da música, autores, e quiçá, ouvir mesmo um excerto de alguma peça, para o projector poder descansar um bocadinho..
enfim.. fica a sugestão :)

Ana Castanheira Martins disse...

olá Ana
Tem razão em relação à música do Renascimento...mas não em relação à música do período gótico. Tenho a sensação que até emprestei (penso que foi à Maria) o CD que ouvimos na aula. Como reparou ainda não acabámos a matéria planificada e parece-me que me termos de exame nacional ninguém lhe irá perguntar algo sobre música... por isso tenho conduzido as aulas numa perspectiva mais virada para as artes plásticas.(é uma atitude prática face ao pouco tempo que temos.
No entanto, durante o estudo do Barroco iremos fazer incursões pela música.
Aceitam-se sugestões de compositores e CD para ouvirmos em aula.

Ana Castanheira Martins disse...

encontrei uma das músicas que ouvimos em aula. pode escutá-la em:
www.amazon.com/Bella-Domna-Medieval-Patroness-Sinfonye/dp/B000002ZKI - 122k -

Anônimo disse...

Foi a mim que emprestou o CD das “Cantigas de Amigo” e o das “Musicas do Nilo” (bem giros, gostei muito), mas a professora podia também levar cd’s de música do renascimento. Assim ficaríamos a conhecer um bocadinho de música de cada época histórica que estudamos. Boa ideia? Bom fim-de-semana!
Maria 11ºI

Anônimo disse...

Sim, eu lembro-me de termos ouvido música quando demos o Gótico. Mas acho que durante o Renascimento (por haver maior procura do saber e mais estudos) começa a ser tão mais interessante!! :)
Falei nisso mesmo para caso houvesse oportunidade, depois de finalizada a matéria, podermos ouvir algo em aula. Conheço uns poucos autores e peças, mas é por aprendê-las. Enquanto estava a fazer o meu trabalho, descobri alguns representantes da música renascentista, como Palestrina, Lasso, Victoria, Morales, Willaert, Gabrielli (e Hassler). Hei-de fazer uma pesquisa de CDs.

Espero também que consigamos dar o barroco com tempo de ouvir Bach ou Haendel - quantos já terão ouvido o verdadeiro "Hallelujah"? :)

Ana Castanheira Martins disse...

É verdade, já nem me lembrava que tinhamos ouvido música árabe! não sei se ainda vou a tempo mas aqui fica o pedido: e se a Ana levasse um CD de música renascentista para ouvirmos amanhã? Se este meu pedido já chegar tarde, posso contar consigo para a música do Barroco?