sexta-feira, 30 de março de 2007


Voltando novamente ao conceito de Maneirismo...inicialmente as ligações entre Itália e o resto da Europa limitaram-se a influências ocasionais (lembremo-nos das relações estilísticas entre os Países Baixos, a Alemanha e Veneza), que com o decorrer do século XVI se irão intensificar nos dois sentidos.

Se olharmos para alguns trabalhos de Miguel Ângelo e de Rafael podemos já "ler" alterações estilísticas. Lembram-se (por exemplo) do alongamento dos corpos?

Como exemplo da pintura maneirista, deixo-vos uma obra de Parmigianino, Madona do pescoço comprido, iniciado em 1532 e inacabado por morte do artista em 1540, óleo sobre painel, 216 x 132 cm, Galeria dos Uffizi, Florença, Itália.

O quadro tem esse estranho nome, porque o pintor, com a preocupação de dar à virgem Maria uma aparência graciosa e elegante, representou-a com um pescoço longo e esguio como o de um cisne. Alongou, desta forma, as proporções do corpo humano, a mão da Virgem com dedos longos e esguios, a comprida perna do anjo (lado esquerdo), o profeta (lado direito) e o próprio menino Jesus! Terá ele (o pintor) agido desta forma por indiferença ou ignorância?

2 comentários:

Anônimo disse...

A explicação está bem feita mas nada como as nossas aulas...
Sinceramente sinto-me um bocado “perdida” em relação ao Maneirismo (aqui vai a desculpa para algum “erro” no meu trabalho), tenho-me guiado pelo livro no que toca ao Maneirismo.
Maria 11º I

Anônimo disse...

Olá
Sou estudante de Turismo e estou fazendo umtrabalho sobre o estilo clássico em diálogo com outros estilos.Sua mensagem sobre maneirismo apesar de pequena, foi de grande valia para esclarecer algumas questões em meu trabalho

Obrigada!
Rosana 12/11/08