quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

três batalhas



Aqui estão as três batalhas de São Romão referidas em aula...representam um episódio da vida da cidade de Florença (em 1432) quando as tropas florentinas derrotaram os seus inimigos.
Aparentemente até podemos dizer que elas são...medievais. Aqueles cavaleiros enfiados em armaduras empunhando longas e pesadas lanças cavalgando como se participassem num torneio. Lembramo-nos logo da cultura cortesã...o romance da rosa (não O Nome da Rosa de Umberto Eco). O modo como a cena é representada também está um bocadinho longe daquilo que entendemos por renascimento...cavalos e cavaleiros parecem saídos de uma arca de brinquedos, tal o ar de bonecos de plástico que apresentam...tão distante da ideia de bravo cavaleiro em plena batalha. Mas se olharmos com atenção detectamos a perspectiva. Apoderação matemática do espaço. Precisamente porque Paolo Uccello estava tão fascinado com as novas possibilidades que a perspectiva lhe permitia é que fez tudo o que lhe foi possível para destacar as figuras no espaço como se fossem esculpidas e não pintadas. Imaginem o que teria feito se conhecesse o Photoshop!

5 comentários:

Anônimo disse...

O que é a aquela figura no segundo quadro? e o que significa? Parece um demonio a tocar um instrumento mas nestas imagens não se consegue perceber bem porque são muito pequenas...

J.Pedroso - 11ºL

Anônimo disse...

ahahah o pedroso armado em mythbuster

joaninha grande 11ºL

Ana Castanheira Martins disse...

olá Pedro e Joaninha grande e resto da turma L...não quero que ninguém fique magoado ;)
confesso que não tinha reparado nessa figura. vou ver com mais atenção durante o fim-de-semana e depois se descobrir algo, digo.
Espero de o vosso trabalho do video e das "colagens"(ahahahah)esteja já em fase de recolha de imagens. Na terça-feira levo as imagens que tenho. levem pen para poderem ficar com elas. A Diana ficou com alguns livros para que vai desenvolver a parte teórica.
Ana Martins

Pedro Andrade disse...

Perdoem-me a intrusão, mas só queria dizer que este blog está muito bem feito. A linguagem é acessível, o que não impede que inclua um conteúdo sólido. Houve um aluno da Prof. Ana Maria Martins que disse que o blog é uma boa maneira de dar graxa a um professor, mas há outras formas de dar graxa com muito menos pinta. Aqui, nem parece que se está a dar graxa.
A côr de fundo de um blog, embora seja importante para dar ambiente, é sempre subjectiva. Mas o que conta mais é o interesse e a adesão dos alunos, além de se aprender umas coisas com menos esforço.
Parabéns a todos os que participam neste blog, que é sempre uma obra colectiva. E já vi comentários de alunos muito interessantes, e pelo menos vão eles próprios buscar os materiais à internet e às bibliotecas, para além dos materiais sugeridos pela Professora. Um blog é um dos testes mais dificeis, e se o prof Marcelo o visse, daria quase de certeza uma boa nota a todos. E isto não é dar graxa aos estudantes, porque não os conheço nem são meus alunos...

Fiquem todos bem, e força no teclado :) ☺
Pedro Andrade

ppenha disse...

Hoje deu um documentário "A vida íntima de uma obra prima" na
"Dois" sobre estas obras do Uccello.

Espero que tenham visto!
Muito interessante :)