domingo, 11 de fevereiro de 2007


Aqui vos deixo mais uma das imagem de Donatello que vimos nas últimas aulas (e que não aparece no manual)

Santa Maria Madalena, c. 1457, madeira, altura: 188 cm
Museu dell'Opera del Duomo, Florença
Reparem como ela tem os pés sobre uma pedra.
Reparem no rosto sofrido e reparem na data da sua realização...o que ficou para trás e que dizimou grande parte da população europeia?
Mudando de assunto:
Planos para o dia dos namorados - ver a exposição que está no CAM de Paula Rego e a Ingenuidades - Fotografia e Engenharia 1846-2006 na Gulbenkian...apesar de a Gulbenkian estar fechada no próximo dia 14 de Fevereiro (também não estava a dizer para faltarem às aulas) a ideia é irem namorar no sábado para o jardim da Gulbenkian e aproveitarem para fruir as exposições!
quanto a prendas, a minha sugestão vai para um livro de contos de Fiama Hasse Pais Brandão. Chama-se Contos da Imagem e é da Assírio e Alvim. E porque é que vos recomendo o livro?, perguntam vocês. Simplesmente porque o primeiro conto é baseado na tapeçaria que vos mostrei quando falámos sobre o Estilo Internacional... a dama do unicórnio, lembram-se?
Impressionam a/o namorada/o, (e a família) dando uma de intelectual e afastam-se da vulgaridade que é oferecer presentes kitsch (depois, na aula, explico o significado da palavra) de almofadas em forma de coração com um urso sorridente a segurar uma bandeirinha a dizer I Love You.
Até amanhã
P.S. Li o livro por recomendação do prof. Dionísio...de Português

3 comentários:

Anônimo disse...

..Porque "o primeiro conto é baseado na tapeçaria (...)" é pouco. Procurei a sipnose do livro na net mas também não adianta grande coisa: São 3 contos "em que [Fiama] trabalhou no final da década de 90", editados simultaneamente com o "Movimento Perpétuo", valendo-lhe 2 prémios em 2005.
No site da Fnac (onde custa 9€) dizem apenas que está indisponível, pelo que de momento não é por lá que poderemos dar um olho.

Se queremos dar uma de intelectuais não podemos deixar o trabalho a metade, há que ler sobre o assunto.. não estejamos nós a oferecer ao livro a sua última viagem.. da prateleira da livraria à estante poeirenta de quem o recebe, a fazer companhia aos corações almofadados com ursos de anos anteriores..
Porque giro é oferecer um livro que já conhecemos, que seja "a cara" do presenteado. Senão, que seja mais um urso de peluche, é igual ao litro.

Quanto ao blog, acho uma boa ideia - para informação complementar e, como neste post, para manter a par das exposições a decorrer.

Ana
11ºI

Anônimo disse...

Já agora (estava a esquecer), enquanto procurava a informação, li dois versos de um dos poemas de Fiama - sim, também era poetisa (e sim, "era" - morreu este ano):

"Todos os diálogos acabam no silêncio / mesmo o murmúrio entre dedos e folhas (…)”
in 'A Uma romãzeira que está a secar'

Isto sim.

Ana
11ºI

Anônimo disse...

Ora aqui está uma prof à maneira!segui o seu conselho e a minha namorada adorou