segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

O que desencadeou a Reforma Protestante?



O que desencadeou a Reforma Protestante?

  • Várias heresias (como as propagadas por Wicliff em Inglaterra, que teve o desplante de se
    opor à Igreja de Roma, porque esta dizia que somente o clero podia ler e estudar a Bíblia mas, pelo exame da Bíblia, viu que esta podia ser lida e interpretada por todos e, por isso resolveu traduzi-la para o inglês).

  • O Cisma do Ocidente (1378- 1417)

  • O comportamento corrupto dos clérigos (que viviam como laico, mergulhados no luxo e no vício)


Tudo isto conduz a uma crise de fé, mas...
O pretexto é sempre o mesmo…o dinheiro! e foi despoletado por Roma. O Papa leão X, da casa dos Médicis (os mecenas, lembram-se?) precisava de dinheiro para a construção da basílica de S. Pedro e por isso mandou os seus vendedores de indulgências calcorrearem a Europa, qual Sport Lisboa e Benfica para angariar mais sócios para ser o maior clube do mundo! Os monges lá iam estrada fora, vendendo certificados papais atestando o perdão de todos os pecados a quem tivesse dinheiro para lhes dar…é sempre bom ter um qualquer coisa escrita (mesmo se são soubermos ler) que aquando da nossa morte nos iliba da ida para o inferno!
Agora pensem um pouquinho. Quem acham que não gostou do negócio das indulgências?
Claro! Os príncipes! Era desagradável ver o dinheiro a voar para os cofres do santo padre…então que terá feito o Papa? Claro! Vai convencê-los a licenciarem-lhe o negócio em troca (há sempre contrapartida) de uma participação nos lucros.
Mas nem todos aceitaram e o resto já sabemos… foi a Reforma Protestante.
E como terá reagido a Igreja de Roma? Contra-atacou (género Guerra das Estrelas - O Império Contra-Ataca, Luke Skywalker, R2D2...Ops, é verdade este filme é mais velho que vocês) e vai fazer a Contra-Reforma (só podia ter este nome!) cujo Concílio de Trento (em Trento...naturalmente) reunião magna que vai durar de 1545 a 1563 e onde foram tomadas decisões que abalaram a Europa. Uma dessas decisões foi o Index Libro rum Prohibitorum (a lista de livros proibidos) e a reactivação do Tribunal do Santo Ofício - a Inquisição.
Para lembrar esse meeting católico, deixo-vos uma fotografia do palácio em Trento.

As reformas ideológicas têm sempre uma vontade económica que as sustenta.

hoje não vos deixo bibliografia mas um sítio onde podem obter informações sobre como se faz uma bibliografia, fichas de leitura, fichas de citação...enfim divirtam-se por lá.
http://www.arqnet.pt/portal/estudo/

Até amanhã

2 comentários:

Anônimo disse...

ok não venho comentar nada sobre a reforma protestante, vim só dizer ola à minha professora de história de arte e dar os parabéns pelo glorioso :)


somos os maiores não? *ri-se*

Anônimo disse...

Boa Noite!
Eu estou a fazer o trabalho de entrevista sobre Lourenço de Medicis e vi que a dada altura escreveu um livro sobre a familia Medici..procurei na bertrand e na fnac e nao econtrei nada...sinceramente nao sei muitas livrarias e queria que a profª, se puder, amanha me dissesse alguma coisa..ou mesmo se tiver o livro talvez mo possa emprestar..de qualquer maneira eu amanha falo consigo porque a stora até tem duas crianças e é uma pessoa mt ocupada...:)

Nao poderia deixar de felicitar a sua ideia fantastica para este blog :))( como alguem ja disse isto é optimo para dar graxa :P)
Te manha!!!
Helena Oliveira, 11ºD