sábado, 24 de fevereiro de 2007


Afinal tenho alunas que se afastam do estereótipo do aluno português - aquele que estuda de véspera e faz os trabalhos em cima do joelho! Nem imaginam como fico contente...e acredito que essa prática vos vai ser útil na vida. Não desistam nunca e lutem sempre pelos vossos ideais. Definam um objectivo e avancem sem medo...


Depois desta lição de moral...na próxima terça-feira estou tooodo o dia na escola e levo-vos alguns livros que poderão usar para o trabalho. Como tenho trâs turmas, a ideia é fotocopiarem o que vos parecer útil e "libertar" de imediato o livro, para que todos possam ter acesso ao mesmo.


Vou também fazer uma pesquisa e depois falamos.


Quanto à questão da invenção da imprensa, é verdade, o vosso livro fala que esta veio da China ou então que foi inventada por Guttemberg.

Encontrei uma referência que diz que a imprensa é inventada por Guttemberg, em 1444 e que a primeira biblía impressa ppor ele surge em 1455... o livro é escrito por um alemão, talvez isso explique a omissão em relação à China.
a pedido de "algumas famílias" aqui vai novamente a imagem que justifica o nascimento do Renascimento em Itália


8 comentários:

Anônimo disse...

a famosa pizza ! .. se isso justificasse o nascimento do renascimento em italia .. decerto que seria mais facil encaixar tal coisa .. se fosse tudo tao simples .. e de associaçao ! .. mas ainda bem que nao e tudo simples , porque se assim fosse nao tinha piada nenhuma ! :)
ahhh eu bem me parecia que tinha lido bem , e que tinha lido china ! .. era apenas uma duvidazinha , q existiu qdo li o ' auxiliar d memoria ' sobre a impressa q a stora nos deixou ! .. :)
ja estou esclarecida ! muito obrigado .
nao percebi muito bem o primeiro paragrafo do post . mas nao deve ser grave ! :)
um bom fim de semana a stora !

Anônimo disse...

Stôra, há uns tempos deu-nos um site que tinha imensas obras de arte, que até estava organizada por autores ou algo parecido.. já não lembro qual era e precisava de fazer lá uma pesquisa..
e já agora, há algum site do seu conhecimento que tenha biografias de artistas? É porque aquele que eu escolhi (para falar com o compositor) não tem informação biográfica nem na Wikipedia nem em lado nenhum (só imagens de obras)... Na enciclopédia e livros de arte cá de casa também não há, e queria esgotar os recursos cibernáuticos antes de fazer uma expedição à Gulbenkian..
Obrigada

Anônimo disse...

Com poucas palavras dizem-se muitas coisas. Vou ter uma indigestão de palavras "técnicas" de HCA mas vou emprega-las no próximo teste!!
Maria 11ºI

Anônimo disse...

Fez-se luz!, o primeiro site que pedi era o Web Gallery of Art! Já lá estou.. mas mesmo este não faz qualquer menção ao meu artista de vida desconhecida.. (sinto-me com sorte)
Na 3ª procuro nos livros que a stôra trouxer..
Bom resto de fim de semana

Anônimo disse...

Olá!
Esta é para a Ana do 11ºI. Não sei quem é o teu artista secreto mas neste link http://www.artnet.com/library/BiosGrove.asp podes encontrar meia dúzia de artistas mais ou menos secretos. Espero que não tenhas problemas com a língua de sua majestade a rainha.

Anônimo disse...

Olá Ana,
Estou em estreia no teu Blog. E como estou um pouco fora do contexto, aproveito a deixa dos "estereótipos" e acrescento a minha visão muito própria a propósito dessas ideias pré concebidas. Tudo se resume, no fim de contas, à educação e à forma como aprendemos a ver o mundo, como o classificamos em bom ou mau, bonito ou feio, não só na Arte mas na Vida em geral.
Tudo é relativo, até a massa, não a da pizza! mas sim a da equação de Einstein E=mc²!

Anônimo disse...

A minha fonte pode não ser a mais segura, e a professora terá meios mais certos de confirmar mas, pelo aquilo que li a xilografia e a tipografia ja eram utilizada no sec. VI na china no japão e na coreia. Entre 764 e 770 uma tal imperatriz Koken ordenou que se imprimissem um milhão de textos budistas (é curioso ver o pesso da religião pelo mundo fora, na europa tambem foi a bíblia o primeiro livro a ser impresso). Pelo que eu percebi aquilo que Guttemberg fez foi um upgrade da tecnica asiatica que utilisava caractéres em madeira e barro. A tipografia europeia começou a utilisar caracteres em chumbo e possibilitou um metodo de reprodução menos dispendioso economicamente e fisicamente. Logo a sua destribuição era mais barata, mais acessivel e as tiragens eram feitas em maior numero. Ha, e tb foram os chineses os primeiros a utilsar os caracteres moveis (sec. XII), porque até la eram placas fixas com as letras gravadas.
Isto tudo pode tar errado porque veio do wikipedia por isso n confiem...

Anônimo disse...

Não há nada melhor do que fazer descer a História da Arte do seu pedestal sagrado a que outrora foi alcandorada e trazê-la para a rua, abri-la à vida.
Uma das coisas que mais me tem irritado é a tradicional vontade de tornar a História da Arte em algo de hermético e de místico só acessível a algumas almas académicas e iluminadas.
Parabéns, cara Professora!