quarta-feira, 30 de abril de 2008

Férias em Veneza


Fiquei muito contente em saber que vão viajar nas férias de verão...e ainda por cima vão a Itália. Vai ser muito bom ver tudo com outros olhos. Agora tudo o que aprenderam vai ficar gravado para sempre e não apenas para "exame". Quando virem o Renascimento vão sentir a norma, vão ouvir a harmonia...quando virem o Barroco vão deixar-se seduzir pelas formas sinuosas, pelos contrastes de claro/escuro.

A dormida em Veneza pode ser feita num B&B (muito em conta para os padrões de Veneza) chamado Domus Ciliota. (decoração espartana, limpinho, sossegado, pequeno almoço razoável). No entanto, em Mestre (fora de Veneza propriamente dita) é capaz de haver mais barato, mas esta tem a vantagem de estar mesmo, mesmo em Veneza. Apanhem um vaporetto...

Vamos dar um passeio pelo Grande Canal e desta vez, atenção aos palácios! Antes da Ponte do Rialto, encontram o Ca' Pesaro (hoje galeria de arte...e mostrado na aula), passam a ponte encontram o Ca' Rezonnico, um palácio com espírito barroco (vejam o salão dos bailes e os frescos de Tiepollo (para a semana falamos nele). Podem depois sair na paragem Accademia. Aqui vale a pena ir ao Museu (da Academia, claro) e deleitarem-se com pinturas de tooooda a matéria do 11º ano... Ah! a fachada é Barroca! Ainda nessa margem, mas um bocadinho mais à frente (podem ir a pé) têm a Colecção de Peggy Guggenheim (1898-1979) coleccionadora, comerciante de arte e mecenas. Isto será um "cheirinho" da matéria do 12º ano. Voltemos ao vaporetto, desta vez para parar na igreja barroca de Santa Maria della Salute (também mostrada em aula, era a que tinha uns "orelhões" enormes para suportar o peso da cúpula). Aqui tentem ir à sacristia e ver Ticiano (falamos dele na próxima semana).

E depois, claro, temos a Praça de São Marcos...aqui podem visitar o Museu Correr. Se já estiverem muito cansados podem vê-lo a "correr", mas tenham atenção às esculturas do Canova, que irá ser matéria do próximo ano lectivo. Se tiverem pouco tempo prefiram o museu da Accademia. Ainda na praça podem ter a sorte de conseguir ter pouca gente na Basílica (eu nunca consegui ver a basílica com olhos de ver...havia sempre muito turista). Podem ver o Palazzo Ducale, tem menos gente ;)


Em Veneza as igrejas são mais que muitas, o que dá para ir percorrendo as "capelinhas" ao sabor do tempo disponível.

Como já vos disse, a experiência dos lugares constrói as nossas memórias e faz de nós aquilo que somos e que pretendemos ser. Não é apenas ver. É sentir, é cheirar, é saborear, é ouvir...é tudo isso fundido que nos envolve num turbilhão de sentimentos que guardamos...e partilhamos. Se for possível, guardem uns Euros para tomar um café num dos mais bonitos cafés, o Florian, na Praça de São Marcos.



4 comentários:

Troca Letras disse...

Eu adorava ire a Veneza
Um dia véu vou e vou-me lembrar das tuas palavras

Natty disse...

Eu nas férias vou viajar imenso!
Vou trabalhar na FIL (expo) na Feira de Artesanato Internacional e espero ter uma boa viagem ;) lol

Um dia mais tarde, quando tiver o meu marido rico, vou fazer crochê todos os dias, mas em cidades diferentes :D Não parece emocionante? Em Veneza Sofia crochetando...

Quanto ao Troca Letras (nome amaricano de certeza :P), sou vegetariana também, há 4 anos. Aprovo no entanto a utilização de material de origem animal em certos casos. Não sei se a arte é um deles, não no século XXI.
Mas, há alguns séculos atrás, não existia a consciência que existe hoje. É até interessante ver a evolução histórica através da arte animal, já desenhamos com sangue animal, já desenhamos o animal com o sangue, depois só o osso do animal... enfim....

Sofia

Ana disse...

Estou a pensar cravar uma viagem a minha avó e apelar a importancia cultural hehe

Anônimo disse...

a stora nao e fixe?...pedi e em poucos dias ja tenho aqui o post

muito obrigada hei.de ir a tds estes sitios e trago umas fotos =)

beijinhos ana