segunda-feira, 5 de maio de 2008
Artemísia Gentileschi
Lembram-se de termos falado sobre: porque é que nunca estudamos mulheres artistas? Amanhã vamos falar sobre Artemísia Gentileschi (1597-1651). Foi uma seguidora de Caravaggio que trabalhou para a corte espanhola...por se ter estabelecido em Nápoles ;) Uma mulher pintora nos séculos XVII-XVIII é uma situação não muito vulgar, mas mais inovador é a sua atitude em insistir viver da pintura...pintura a sério e não de "naturezas mortas", género que era permitido às senhoras (ok, já sei temos os ecologistas todos à perna por temos morto a natureza!!). Esta artista plástica era filha de um pintor, o que para a altura deve ter facilitado um pouco as coisas. Pelo menos em Portugal, essa situação facilitou a vida a Josefa de Ayalla.
A imagem é óbvio que não é da nossa pintora barroca, mas sim de Judy Chicago (Americana nascida em 1939), apesar de esta instalação ter algo de "banquete barroco". "The Dinner Party" é uma instalação em forma de mesa triangular onde estão presentes "39 lugares" para mulheres. Com a data 1974–79, é uma técnica muito mista: ceramica, porcelana, textil. Podem fazer uma visita virtual ao Brooklyn Museum.
Quem quiser uma versão mais conservadora pode dar um pulinho ao site do Metropolitan Museum of Art
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