terça-feira, 6 de maio de 2008

Os Anjos e outras criaturas celestes


O que sabem sobre anjos, querubins, serafins e outras criaturas celestes?

Anjos são criaturas puramente espirituais, que segundo a crença cristã, habitam no Céu (isto leva-nos à definição de Céu, mas fica para outro dia). Estes são também mensageiros. Gabriel, Miguel e Rafael são os nomes mais citados nas Escrituras, que ao que parece pertencem a uma ordem superior e por isso são também chamados de Arcanjos.


Querubim é mais uma categoria de anjo e que segundo o Antigo Testamento está abaixo do Serafim (mais uma categoria). Nas artes aparece representado com uma cabeça de criança sustentada por duas asas (!) O Serafim, por estar acima, já aparece de corpo inteiro.

Durante o período barroco estas figuras vão ser muito utilizadas, quer na pintura quer na escultura. Em Portugal temos o exemplo dos altares de talha dourada onde, sem grande esforço, encontramos estas criaturas aladas e umas outras, os Putti. Mas as criaturas aladas já são vossas conhecidas da Antiguidade Clássica...lembram-se do Cupido?

Cupido e Putto ou Putti são termos usados para designar figuras de crianças (nuas), mas enquanto o cupido tem asas o Putto não tem...e também não tem setas!!!


Andei a tentar fotografas anjos, mas como não consegui fui buscar esta dos papos e já vem com a receita!

3 comentários:

Natty disse...

ah muito bem ;) já estou esclarecidissima
obrigado*
Sofia

Anônimo disse...

CODE magazine

Aqui o site
http://www.codemagazine.be/

Aqui o artigo do umbigo de Adão http://www.codemagazine.be/pdf/code4.pdf

Em francês...

Sofia

Ana Castanheira Martins disse...

Obrigada pelos endereços, Sofia.