terça-feira, 1 de abril de 2008

Sair ou não sair da António Arroio

Aquele Amo-te que está pintado à porta da nossa escola é uma mensagem que só quem vive ou viveu na António Arroio consegue compreender. Naqueles corredores há uma melodia que só nós conseguimos ouvir. Naquelas salas há uma luz que só nós conseguimos ver. Naquelas oficinas há texturas que só nós conseguimos sentir. Naqueles canteiros há flores e árvores que na Primavera enchem o ar com cheiros que são só nossos. Porque aquela escola é um lugar diferente. Talvez por isso é que ninguém quer sair de lá...mesmo os antigos alunos voltam sempre para uma visita.

Este texto é para uma aluna (já a convenci?)...e a imagem é para outra...

P.S. Aquela ideia de fazermos um lanche ou um pic-nic é muito interessante...e se fosse um lanche barroco, tipo Luís XIV e sus muchachos no Palácio de Versalhes? Mas também pode ser Renascentista, tipo sarau no palácio do Lourenço de Médicis...ou quem sabe Gótico, mais light...light=luz=filosofia da Cláritas !!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola stora,
Penso que falou do trabalho da gulbenkian na aula em que eu estive ausente.
Poderia me explicar o conteudo do trabalho? Sao duas pinturas? Uma renascentista outra Barroca?

PS - Já foi a Montserrat, perto de Barcelona? Monte onde há um mosteiro, com uma igreja gotica/renascentista super interesssante, onde se encontra tambem a Virgem Negra.

Mafalda

Ana Castanheira Martins disse...

olá Mafalda, lamento mas não conheço o Mosteiro :(
Conheço bem Barcelona, é uma das minhas cidades de eleição (apesar de ter visto o Benfica perder em Camp Nou para a Taça dos Campeões Europeus em 2006) mas nunca tive oportunidade de ir a Montserrat...se calhar se nessas férias da páscoa tivessemos ido ver a Virgem Negra o benfica não tivesse perdido 2-0.

Não falando de tristezas: a ideia é deslocarem-se ao Museu Gulbenkian e fazerem a "ficha" e compararem o retrato da jovem de Ghirlandaio e o retrato de um velho de Rembrandt.

Ana disse...

Não convençeu.
Creio que os alunos só gostam da escola, pelo ambiente, não vejo a António Arroio como uma escola, e ainda bem que me apercebi disto agora.
Não estou a dizer que o mal seja dos professores, nada disso, mas sim a disposiçao e a atitude tomda por grande parte dos alunos.
Como disse no outro dia a stora, eu continuarei a "sacar" os apontamentos deste precioso blog, porque gosto imenso das suas aulas e maneira de ensinar (:
Um grande beijinho*