Eu bem sei que a política deve permanecer FORA DA SAULA DE AULA. No entanto, isto não é uma saula de aula mas mesmo assim, uma vez que nada tem a ver com a história das artes n deveria publicar isto aqui. Mesmo assim gostava de alertar para um factor que de algum modo representa n a história da cultura portuguesa mas a actualidade da cultura portuguesa. Refiro-mo às agressões polícias feitas aos manifestantes que apelavam contra o fascismo. As autoridades alegaram que o grupo de manifestantes estavam armados de “very-ligths” e “cocktayls molotovs” e que agrediram agentes da autoridade. Garanto-vos que nada disso é verdade e que foi a polícia a primeira a descaregar forças contra a massa jovenil. Agora vem a parte referente à cultura portuguesa: todos sabemos que até 1974 portugal viveu numa ditadura fascista e que com isso perdeu avanço em relação a mts dos paises da União Europeia sendo hoje em dia 1 dos mais atrasados, com menos cultura, com pior ensino, com pior economia e com pior sistema de saude. Agora pergunto-me se n serão os portugueses ainda mais atrasados do que parecem quando elegem para melhor português de sempre A.Salazar e que deixam que a extrema direita continue a crescer a um nivel assustador. E que depois, quando algums aproveitam o dia da liberdade para exprimir o seu desagrado sejam interrompidos de forma brutal. Juro que muitas vezes me pergunto em que raio de pais estou. Peço desculpa Professora Ana Martins por publicar neste blog dedicado à história da arte algo que nada tem a ver com a mesma, mas achei que n seria mt grave uma vez que considero que o xenofobismo, a homofobia e de maneira geral o fascismo são perigos pelos quais a Europa ja passou e que deve ser feito de tudo para que n volte a passar por tais horrores, e a unica maneira que vejo é informar a população de tais perigos de modo a evitar que o pior volte a acontecer, e pensei, por que n começar pelo blog. Mais uma vez as minhas desculpas e espero que n se zangue.
ASS: Um dos seus alunos...
P.S: Era raro uma mulher pintora no sec. XVI como conseguio Josefa de Obidos?
A vossa consciência crítica NÃO DEVE permanecer fora da sala de aula e é bom que vocês sintam o que está mal e que falem sobre isso. Se vai às aulas e está atento sabe perfeitamente que faço pontes com o dia-a-dia (até falo do benfica!)mas são obviamente as relações possíveis num tempo que tenho limitado para vos "despejar" a matéria que vai ser alvo de exame nacional...
fiquei espantada por reconhecerem a Josefa de Óbidos. De facto não é habitual uma mulher (neste tempo)ter sucesso no mundo das artes, mas esta mulher teve como background uma família ligada às artesplásticas (o pai era pintor, o avô era amador de pintura e possuía uma vasta coleção de pintura, o padrinho -Francisco de Herrera, o velho, também era pintor). Com uma ascendência destas é natural que revelasse apetência para as belas-artes. quando vem para Portugal (a seguir a 1640, possivelmente) fica num convento em Coimbra...e será lá que inicia a sua carreira.(se calhar não tinha nada para fazer!) depois volta para junto da família, passados 7 anos, e aí irá desenvolver os seus trabalhos...
4 comentários:
Nasceu na paróquia de S. Vicente em Sevilha. E pintou o "Êxtase Místico de Santa Teresa". Boa?!
De Josefa de Óbidos, Sevilha 1630 -Natureza Morta com Doces e Barros
1676, óleo sobre tela.
Maria G. 11ºI
Eu bem sei que a política deve permanecer FORA DA SAULA DE AULA. No entanto, isto não é uma saula de aula mas mesmo assim, uma vez que nada tem a ver com a história das artes n deveria publicar isto aqui. Mesmo assim gostava de alertar para um factor que de algum modo representa n a história da cultura portuguesa mas a actualidade da cultura portuguesa. Refiro-mo às agressões polícias feitas aos manifestantes que apelavam contra o fascismo. As autoridades alegaram que o grupo de manifestantes estavam armados de “very-ligths” e “cocktayls molotovs” e que agrediram agentes da autoridade. Garanto-vos que nada disso é verdade e que foi a polícia a primeira a descaregar forças contra a massa jovenil. Agora vem a parte referente à cultura portuguesa: todos sabemos que até 1974 portugal viveu numa ditadura fascista e que com isso perdeu avanço em relação a mts dos paises da União Europeia sendo hoje em dia 1 dos mais atrasados, com menos cultura, com pior ensino, com pior economia e com pior sistema de saude. Agora pergunto-me se n serão os portugueses ainda mais atrasados do que parecem quando elegem para melhor português de sempre A.Salazar e que deixam que a extrema direita continue a crescer a um nivel assustador. E que depois, quando algums aproveitam o dia da liberdade para exprimir o seu desagrado sejam interrompidos de forma brutal. Juro que muitas vezes me pergunto em que raio de pais estou. Peço desculpa Professora Ana Martins por publicar neste blog dedicado à história da arte algo que nada tem a ver com a mesma, mas achei que n seria mt grave uma vez que considero que o xenofobismo, a homofobia e de maneira geral o fascismo são perigos pelos quais a Europa ja passou e que deve ser feito de tudo para que n volte a passar por tais horrores, e a unica maneira que vejo é informar a população de tais perigos de modo a evitar que o pior volte a acontecer, e pensei, por que n começar pelo blog. Mais uma vez as minhas desculpas e espero que n se zangue.
ASS: Um dos seus alunos...
P.S: Era raro uma mulher pintora no sec. XVI como conseguio Josefa de Obidos?
A vossa consciência crítica NÃO DEVE permanecer fora da sala de aula e é bom que vocês sintam o que está mal e que falem sobre isso. Se vai às aulas e está atento sabe perfeitamente que faço pontes com o dia-a-dia (até falo do benfica!)mas são obviamente as relações possíveis num tempo que tenho limitado para vos "despejar" a matéria que vai ser alvo de exame nacional...
fiquei espantada por reconhecerem a Josefa de Óbidos. De facto não é habitual uma mulher (neste tempo)ter sucesso no mundo das artes, mas esta mulher teve como background uma família ligada às artesplásticas (o pai era pintor, o avô era amador de pintura e possuía uma vasta coleção de pintura, o padrinho -Francisco de Herrera, o velho, também era pintor). Com uma ascendência destas é natural que revelasse apetência para as belas-artes. quando vem para Portugal (a seguir a 1640, possivelmente) fica num convento em Coimbra...e será lá que inicia a sua carreira.(se calhar não tinha nada para fazer!)
depois volta para junto da família, passados 7 anos, e aí irá desenvolver os seus trabalhos...
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