segunda-feira, 23 de abril de 2007

ainda a viagem a Itália




Mais umas ideias para as meninas que vão até Itália...
Em Bari, não se esqueçam da basílica de San Nicola (1ª foto)...depois quando forem a Pompeia, era interessante fazerem a Costa Amalfitana (é mais fama que outra coisa, mas já que lá estão...) e antes de entrarem em Pompeia verem o Vesúvio (foto2) e depois seguirem pela costa até Nápoles...em Nápoles cuidado com a mafia. Provavelmente vão levar-vos ao Museu Arqueológico e ao museo di Capodimonte (aproveitem para ver obras de Ticiano, Botticelli, Perugino, Rafael, ...). Em Roma peçam para ver o Barroco e provavelmente irão levar-vos a ver a Fontana de Trevi (pormenor na foto3). Mas se vos quiserem levar a ver o Renascimento aceitem de boa vontade e peçam para ir ver o Moisés de Miguel Ângelo (está na igreja de S. Pedro in Vincoli)...
Se for possível, é interessante visitar a zona que tem mais influências portuguesas em Roma. A igreja São Lourenzo in Lucina, na homónima praça, tem a capela de Nossa Senhora da Anunciação, mandada construir entre 1660-64, pelo português Gabriel da Fonseca, que foi médico pessoal do Papa Inocêncio X. Este português vai contratar nada mais nada menos que o famoso Bernini para esculpir um dos quatro bustos que estão na capela. Dos quatro bustos, o da esquerda é o de Bernini e representa o comitente em oração...reparem no tratamento dados às "carnes" e aos tecidos, é fabuloso!
Quanto a Crotone (Kroton) não conheço e como já repararam é-me difícil falar de coisas que não sinto. Mas a informação que tenho (e só para vocês não fazerem má figura) diz-me que (e passo a citar, de um guia de viagens do século passado) " Em cerca de 540 a.c. Crotone tornou-se o centro de difusão da filosofia de Pitágoras, onde o grande pensador e matemático permaneceu durante cerca de trinta anos até ser expulso" e na net encontrei esta página http://www.italianvisits.com/calabria/crotone/index.htm
espero que vos possa ser útil.
Boa viagem e mais do que tentar identificar e catalogar tudo devem sentir a experiência dos lugares.
P.S. no sul de Itália comi um doce chamado Cannoli (acho que se escreve desta forma) são canudos de "bolacha" com recheio de natas ou chocolate - altamente calórico! mas divinal!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta viagem é uma fachada!!
Querem-se é livrar das secas nas aulas de HCA. eheheheh
mauzinho

:)

Ana Castanheira Martins disse...

digamos antes que a viagem é "barroca", uma vez que o parecer é mais importante que o ser... além disso qualquer ida à praia é melhor que a aula de história...Ah, não sabiam que elas iam à praia? Pois é, elas vão andar pela Costa Malfitana (ou Amalfitana) que é uma costa de...praias!!!