quinta-feira, 26 de abril de 2007

Palácio de Vaux-le-Comte

O Palácio de Vaux-le-Comte foi mandado construir por Nicolas Fouquet
que era Ministro das Finanças de Luis XIV...e que por acaso até era filho de François Fouquet que era o homem de confiança do Cardeal Richelieu para os negócios marítimos e comerciais (gerações no governo? afinal não é só agora!) Nicolas não teve tarefa fácil porque quando foi nomeado (1653) as finanças do estado não estavam de boa saúde (como as nossas!) Mas lá consegue encher os cofres do estado.
Em 1657 (mais minuto menos minuto) o nosso amigo Nicolas vai encomendar uma casita modesta a Le Vau e no dia da inauguração convida o próprio Luis XIV para a festa...imaginem como ficou o monarca ao constatar que o seu ministro tinha uma casita maior que a dele. Penso que não terá ficado muito satisfeito e se calhar o que se passou a seguir está de alguma forma ligado à dor de cotovelo do rei. Pensem um pouco: apesar de ser de famílias com tradições no governo o Nicolas ao mandar fazer o Palácio de Vaux-le-Comte vai evidenciar sinais exteriores de riqueza... e nem de propósito é também na altura que as finanças do estado começam a dar novos sinais de fragilidade. O rei não precisou de mais argumentos e manda prender o Nicolas, acusando-o de ser ele o responsável pelo descalabro nas finanças. Como se não bastasse ser preso ainda vai ver os seus bens confiscados, e entre eles está naturalmente o Palácio. Uma trama bem urdida (ou não).
E o que isto interessa para a nossa história? bom, a verdade é que o Rei Sol vai contratar os artistas do Palácio de Vaux-le-Comte para fazer renascer Versailles!



Mais um site onde podem encontrar informação sobre Luis XIV
http://www.louis-xiv.de/index.php?t=start&a=start

Nenhum comentário: