•O reinado de D. João V,que ficou conhecido como o Magnânimo, caracterizou-se pelo exercício absolutista do poder monárquico, pois o soberano em nenhuma ocasião convocou as Cortes de Lisboa...ele nunca se enganava e raramente tinha dúvidas!
• João V nasceu em Lisboa em 22 de Outubro de 1689. Era filho de D. Pedro II e sua segunda mulher, Maria Sofia Isabel de Neuburg. Em 1708, 18 meses após assumir o trono, casou-se com a arquiduquesa Maria Ana de Áustria, filha do imperador Leopoldo I. (casamento político, como todos os da altura!)
•Inteligente e instruído, amante da matemática e da música, obstinado nas decisões, tomou por modelo Luís XIV e tornou-se soberano absoluto (como vimos pelo retrato, não era adepto dos collants). Estadista competente, cercou-se de ministros e diplomatas notáveis. A pedido do papa Clemente XI, autorizou a participação de navios portugueses na batalha de Matapan, contra os turcos. Por não reconhecer a nomeação do núncio de Lisboa pelo papa Bento XIII, rompeu relações com a Santa Sé, depois reatadas com o papa Clemente XII.
•Com o ouro do Brasil edificou o monumental conjunto de Mafra: basílica, palácio real e convento (que mais tarde será o mote para um prémio nobel...). Criou a biblioteca da Universidade de Coimbra e construiu o aqueduto das Águas Livres (que abasteceu Lisboa através de chafarizes).
Morreu em Lisboa, em 31 de julho de 1750, e foi sucedido pelo filho, D José.
segunda-feira, 30 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário