quinta-feira, 19 de abril de 2007

provérbio chinês


A contemplação de Obras de Arte exige tempo. Tempo para que se estabeleça um diálogo entre as sensações (que por vezes são instantanêas) e a sua compreensão. A compreensão das Obras de Arte é sempre um processo lento e demorado... é um processo que pode começar nas aulas. A construção do conhecimento implica que vos diga um "milhão de coisas" sobre as obras, os seus autores, os enquadramentos no tempo e no espaço, as características formais que permitem o enquadramento em determinado estilo, mas depois há que sentir as obras...há um provérbio chinês que diz: o professor abre as portas mas tens que entrar sozinho.
Posso ensinar-vos a parte teórica, mas o resto está nas vossas mãos, ou melhor: no vosso sentir.
Ainda não terminámos a viagem do 11º ano, mas a sensação que tenho é que muitos de vós sentem o gótico, o renascimento e o barroco

3 comentários:

Anônimo disse...

é dos mes provérbios preferidos
=)


joana grandalhona11ºl

Ana Castanheira Martins disse...

hum :)

Anônimo disse...

e aliás eu costumo até dizer, knd me diz respeito a mim: eu posso abrir o baralho e mostrar-te o jogo, tu escolhes as cartas (e o eu caminho)


joana grande11ºL