quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

gótico Vs Renascimento, parte 2

Aqui fica mais um texto interessante do 11ºJ. parabéns ;)

“Um desaparecimento misterioso de ovelhas”


Na madrugada do dia 8 de Maio de 1115, o senhor Dionísio desperta em sobressalto com barulhos assustadores vindos de lá de fora. Levanta-se rapidamente e repara pela janela que a sua quinta está vazia, sem as suas ovelhas, sem a sua colheita e a vedação da quinta destruída.

Dionísio – Ai Deus nosso senhor! Que desgraça a minha, que mal fiz eu a Deus para merecer isto?

(De seguida, a sua mulher, Maria da Conceição, acorda com a aflição do seu cônjuge, e dirige-se á janela, apercebendo-se assim do sucedido)

M.Conceição - Ai, meu filho! Mas que rebaldaria vem a ser esta? Passou por aqui a mão do diabo? Valha nossa senhora, que Deus nos proteja.

Dionísio – É Satanás! É Satanás! (exclama o pastor).

(De repente, uma luz misteriosa vinda dos céus reflecte-se sobres as suas cabeças, caindo de lá de cima um sábio vindo do futuro).

Sábio – Calma, não tenham medo meus amigos, tudo tem uma explicação (profere calmamente o sábio).

Dionísio – Não! Tu és o Satanás! Vieste buscar a minha alma, as minhas ovelhas, a minha horta, a minha vida. Que mal te fizemos? (diz aterrorizado).

(Com o susto, a Maria foge para de baixo da cama, com medo que lhe entrasse o espírito maléfico e a possuísse para todo o sempre)

Sábio – Meu caro senhor, as ovelhas não foram levadas por Diabo nenhum, mas se chama diabo ao seu vizinho, tudo bem.

Dionísio – O que pretende dizer com essas insinuações?

Sábio – Que foi o seu vizinho que as roubou, ora essa!

Dionísio – Então mas porque raio você caiu dos céus?

Sábio – Eu apenas vim ajudá-lo a resolver o problema, sou do período do Renascimento, onde as ideias são outras e as situações são encaradas com racionalidade.
Mas se não acredita pode sempre ir confirmar na quinta do seu vizinho, estou certo que as ovelhas ainda se encontram lá.

(Dionísio, ainda duvidoso, dirige-se à quinta do seu vizinho e acaba por dar razão e acreditar nas afirmações do sábio).

3 comentários:

Anônimo disse...

Um trabalho de grande intresse os meus parabens aos autores ^^
RC

Anônimo disse...

Uauuu que texto maravilhosooooo :O
Que excelentes alunos e só podem ser do benfica :P

Boa noite professora, um beijinho * :)

Déh Miranda disse...

Realmente gosto do texto :P
Mas aqui a aluna não é do benfica... é do SPORTING ! ;)