Não sei se isto interessa a alguém...mas como ouvi dizer que há alunos interessados em animação...
Uma espreitadela não custa nada!
Estão abertas as inscrições para o Curso de Animação em Desenho 2008/09, a realizar no Centro de Investigação e de Estudos Arte e Multimédia (CIEAM), da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. As entrevistas de selecção serão marcadas posteriormente e o curso tem lugar de dia 8 de Novembro de 2008 a 27 de Junho de 2009, perfazendo um total de 180 horas de formação.Para se inscreverem os candidatos deverão enviar a ficha de pré-inscrição para o e-mail do CIEAM(cieam@fba.ul.pt) Propinas - 390 €
Destinatários:
Alunos ou profissionais de artes plásticas, realizadores, animadores, web designers, professores e outros interessados pelo cinema de animação.
Orientação: José Pedro Cavalheiro
Formadores: Sofia Farmhouse, Joana Bartolomeu e Cátia Peres
Duração: 180 horas - 30 sessões de 6 horas aos Sábados.
Horário: Sábados das10h às13h e das 14.30h às 17.30h.
Datas: de 8 de Novembro de 2008 a 27 de Junho de 2009
Nota: As inscrições só poderão ser realizadas mediante
entrevista prévia sempre acompanhada do portfolio dos candidatos.
Este portfolio poderá ser em formato digital (imagens em formato jpeg. ou ficheiros quicktime)
Objectivo geral do curso:
Aquisição de conhecimentos e prática no domínio da animação sobre papel, animação sobre Flash MX, e animação em After Effects CS3.
Módulo 1
ANIMAÇÃO EM DESENHO
Duração: 60 horas (10 sessões).
Objectivos do módulo: desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos
conducentes à criação de sequências em animação de desenhos sobre papel.
Conteúdos:
1- Diversidade estética e técnica do cinema de animação. A persistência retiniana e a origem do desenho animado.
2- Princípios básicos da animação: o espaço e o tempo
3- Regras básicas do movimento: aceleração, desaceleração, pausa, trajectória
4- Esqueleto e volumetria de personagens
5- Noção de ciclo
6- Animação corrida e animação por chaves
7- Linetest e carta de rodagem
8- Linguagem cinematográfica e sua aplicação ao cinema de animação
9- Enquadramento, formato e vectores dinâmicos no
interior de um ecrã
10- Expressão e movimento: caracterização e tratamento gráfico
11- Som e sonoplastia
12- A produção de um filme de animação por etapas
Módulo 2
ANIMAÇÃO VECTORIAL EM ADOBE FLASH CS3
Duração: 60 horas (10 sessões)
Objectivos do módulo: desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos
conducentes à criação de sequências em animação vectorial no programa Adobe Flash CS3.
Conteúdos:
1- Introdução ao interface do Adobe Flash CS3
2- Ferramentas e menus do Adobe Flash CS3
3- Conceito de stage, timeline, layer
4- Conceito de frame, frame rate e key frame
5- Importação de imagens bitmap e vectorização
6- Animação por interpolação: shape e motion
7- Aceleração e desaceleração de elementos animados
8- Organização da livraria
9- Movieclips, botões, gráficos e hierarquização de símbolos
10- Máscaras e guias de movimento
11- Som e sua importação para o Adobe Flash CS3
12- Breve introdução ao action script
13- Criação de personagens e cenários em Adobe Flash CS3
14- Organização de um projecto em animação vectorial, do
conceito inicial à sua exportação para filme
Módulo 3
ANIMAÇÃO EM ADOBE AFTER EFFECTS CS3
Duração: 60 horas (10 sessões)
Objectivos do módulo: Desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos
conducentes à criação de sequências em animação no programa After Effects CS3.
Conteúdos:
1- Introdução ao Adobe After Effects CS3
2- Ferramentas e menus do Adobe After Effects CS3.
3- Conceito de composition, timeline, layer
4- Conceito de frame, key frame, pausa, aceleração e desaceleração
5- Importação de material diverso: vídeo, imagem, vector e som
6- Conceito de plano, escala e ângulo
7- Animação de objectos e cenários através de parenting
8- Conceito e animação de máscara
9- Conceito e animação de textura
10- Conceito e animação de luz, sombra e atmosfera
11- Animação de layers 3D e profundidade de campo
12- Animação de espaço cinematográfico e movimento de camera
13- Animação e conceito de efeitos e filtros: cor
14- Animação e conceito de efeitos e filtros: água
15- Animação e conceito e filtros: partículas
16- Organização de um projecto em animação em After Effects CS3
Material disponível:
Sala com computadores PC (ecrãs de 24 polegadas)
Projector e ecrã em sala de aula
Mesas de trabalho, linetest, caixas de luz, papel A4
Softwares: Photoshop CS2, Illustrator CS2, Flash CS3,
Monkey Jam, After Effects CS3.
Nota: todos os consumíveis deverão ser adquiridos pelos
participantes apesar do seu custo reduzido.
Alunos ou profissionais de artes plásticas, realizadores, animadores, web designers, professores e outros interessados pelo cinema de animação.
Orientação: José Pedro Cavalheiro
Formadores: Sofia Farmhouse, Joana Bartolomeu e Cátia Peres
Duração: 180 horas - 30 sessões de 6 horas aos Sábados.
Horário: Sábados das10h às13h e das 14.30h às 17.30h.
Datas: de 8 de Novembro de 2008 a 27 de Junho de 2009
Nota: As inscrições só poderão ser realizadas mediante
entrevista prévia sempre acompanhada do portfolio dos candidatos.
Este portfolio poderá ser em formato digital (imagens em formato jpeg. ou ficheiros quicktime)
Objectivo geral do curso:
Aquisição de conhecimentos e prática no domínio da animação sobre papel, animação sobre Flash MX, e animação em After Effects CS3.
Módulo 1
ANIMAÇÃO EM DESENHO
Duração: 60 horas (10 sessões).
Objectivos do módulo: desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos
conducentes à criação de sequências em animação de desenhos sobre papel.
Conteúdos:
1- Diversidade estética e técnica do cinema de animação. A persistência retiniana e a origem do desenho animado.
2- Princípios básicos da animação: o espaço e o tempo
3- Regras básicas do movimento: aceleração, desaceleração, pausa, trajectória
4- Esqueleto e volumetria de personagens
5- Noção de ciclo
6- Animação corrida e animação por chaves
7- Linetest e carta de rodagem
8- Linguagem cinematográfica e sua aplicação ao cinema de animação
9- Enquadramento, formato e vectores dinâmicos no
interior de um ecrã
10- Expressão e movimento: caracterização e tratamento gráfico
11- Som e sonoplastia
12- A produção de um filme de animação por etapas
Módulo 2
ANIMAÇÃO VECTORIAL EM ADOBE FLASH CS3
Duração: 60 horas (10 sessões)
Objectivos do módulo: desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos
conducentes à criação de sequências em animação vectorial no programa Adobe Flash CS3.
Conteúdos:
1- Introdução ao interface do Adobe Flash CS3
2- Ferramentas e menus do Adobe Flash CS3
3- Conceito de stage, timeline, layer
4- Conceito de frame, frame rate e key frame
5- Importação de imagens bitmap e vectorização
6- Animação por interpolação: shape e motion
7- Aceleração e desaceleração de elementos animados
8- Organização da livraria
9- Movieclips, botões, gráficos e hierarquização de símbolos
10- Máscaras e guias de movimento
11- Som e sua importação para o Adobe Flash CS3
12- Breve introdução ao action script
13- Criação de personagens e cenários em Adobe Flash CS3
14- Organização de um projecto em animação vectorial, do
conceito inicial à sua exportação para filme
Módulo 3
ANIMAÇÃO EM ADOBE AFTER EFFECTS CS3
Duração: 60 horas (10 sessões)
Objectivos do módulo: Desenvolver conhecimentos teóricos e técnicos
conducentes à criação de sequências em animação no programa After Effects CS3.
Conteúdos:
1- Introdução ao Adobe After Effects CS3
2- Ferramentas e menus do Adobe After Effects CS3.
3- Conceito de composition, timeline, layer
4- Conceito de frame, key frame, pausa, aceleração e desaceleração
5- Importação de material diverso: vídeo, imagem, vector e som
6- Conceito de plano, escala e ângulo
7- Animação de objectos e cenários através de parenting
8- Conceito e animação de máscara
9- Conceito e animação de textura
10- Conceito e animação de luz, sombra e atmosfera
11- Animação de layers 3D e profundidade de campo
12- Animação de espaço cinematográfico e movimento de camera
13- Animação e conceito de efeitos e filtros: cor
14- Animação e conceito de efeitos e filtros: água
15- Animação e conceito e filtros: partículas
16- Organização de um projecto em animação em After Effects CS3
Material disponível:
Sala com computadores PC (ecrãs de 24 polegadas)
Projector e ecrã em sala de aula
Mesas de trabalho, linetest, caixas de luz, papel A4
Softwares: Photoshop CS2, Illustrator CS2, Flash CS3,
Monkey Jam, After Effects CS3.
Nota: todos os consumíveis deverão ser adquiridos pelos
participantes apesar do seu custo reduzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário