quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As respostas ao teste

Aqui ficam as respostas (gerais) do teste de hoje:

1.Melhoria climática, progressos agrícolas, implicam produção excedentária. Crescimento demográfico.
Incremento das industrias e do comércio.
Período de relativa estabilidade política. Reaparecimento de feiras.

2.Início do século XII, Ile de France, Século XIII, surto construtivo na Europa, finais do século XIV com os regionalismos por toda a Europa.

3. a - Falsa :As cidades portuárias eram as capitais do grande comércio. No Mediterrâneo: Génova, Pisa, Marselha, Veneza, Barcelona e; e no Atlântico e Báltico: Lisboa, La Rochelle, Amesterdão, Hamburgo, Lubeque e Riga.
b. Falsa : As cidades novas surgiam em locais de feira ou perto de uma abadia. Cruzamento de estradas, perto do mar, evolução de aldeia
c. Falsa: As cidades que ganharam notoriedade foram as que albergavam relevantes universidades. As que detinham grande produção industrial e comercial, catedrais com relíquias de santos, cidades portuárias
d. Falsa: a. A cultura nova que se desenvolveu, a partir do século XII, e onde se valorizava a lealdade, a cortesia, o amor, a paz, a alegria de viver, a elegância e o prazer, teve o nome de Cultura cortesã
e. Verdadeira

4. Arco quebrado, abóbada de cruzaria em ogiva, arcobotante e botaréu

5. Interior: Forças –chave da abóbada, nervura (arco quebrado), colunelo adossado à coluna ou pilar, chão
Exterior: Forças - arcobotante, botaréu, chão

6. a. Abadia de S. Dinis
b. da Claritas
c. o arco ogival
d. arcobotante

7. Corpo dividido em três partes na horizontal e na vertical, tem duas torres assimétricas, rosácea, três portais.
Igreja com três naves, nave central, naves laterais com capelas que se abrem sobre as laterais. Transepto saliente. Cabeceira com deambulatório com sete capelas radiantes, sendo a do meio mais profunda.
Arcadas que se abrem sobre a nave central, com um triforio e janelas altas do clerestório.

8. A arte da reconquista e da consolidação do território. Tratado de Alcanizes só no reinado de D. Dinis. Medo de invasões – carácter defensivo das construções. Gótico monástico.

9. Planta basilical em cruz latina, transepto saliente, divisão do corpo principal em três naves, coberturas de abóbadas ogivais com nervuras (na cabeceira), cobertura de madeira, exteriores compactos e fechados, austeridade decorativa.

10. Manuelino
Uma arte de muitos estilos, a arquitectura mantém o essencial das estruturas góticas (sistemas de sustentação, plantas, composição de alçados, combinação de volumetrias) mas aliadas a conceitos renascentistas correspondentes a igrejas com naves da mesma altura ou influenciadas pelas igrejas-salão alemãs. Corpo rectangular, naves com cinco tramos, sem transepto, cabeceiras rectas, com um ou dois tramos.
Elementos decorativos inovadores: diversos tipos de arcos, abóbadas e portais. Ornamentação exuberante e de referências patrióticas, flora e fauna marítimas, formas antropomórficas, referências aos descobrimentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

é assustador rever algusn dos nossos erros na forma como a stora mete as respostas

Ricardo nº21 11J

Ana Castanheira Martins disse...

Ricardo, não entre em pânico. São apenas itens que devem ser abordados nas vossas respostas. Muitas vezes, os alunos até falam em tudo o que é necessário, mas, como estão tão envolvidos no teste, nem se apercebem.
Lembre-se que este é apenas o primeiro teste. Há ainda um longo caminho para fazer.

Anônimo disse...

É mais assustador quando eu penso que sabia a maior parte daquelas respostas e tive uma nota miserável, mas como a professora disse ao Ricardo, é o primeiro teste, mas até agora entre tudo o que demos a arquitéctura é a menos dificil, para mim...