segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Arcos botantes e botaréus


A solução do Trabalho de casa:


ARCO QUEBRADO - Forma construtiva, enquadrando uma abertura de modo a transportar para os apoios laterais o peso da construção, formado por dois arcos de circunferência, com centros diferentes. O arco quebrado é usado desde o século XII em igrejas românicas, mas a partir da época gótica, foi usado muito mais sistematicamente por razões técnicas: porque o empuxo era muito menor que o do arco de volta perfeita e facilitava a construção de abóbadas de ogivas.


ABÓBADA DE CRUZARIA EM OGIVA -Obra de alvenaria para cobertura de recintos, formada por um conjunto de pedras apoiadas entre si e assente em paredes ou num sistema complexo de reforços e escoroamento. A abóbada de cruzaria em ogiva é uma abóbada que resulta do cruzamento perpendicular de duas abóbadas de berço, com a mesma altura, de que as chaves estão no mesmo plano, projectando interiormente arestas salientes...as duas nervuras que se cruzam na chave.


ARCOBOTANTE - Arco exterior ao conjunto de uma construção, que serve para a descarga da carga da abóbada, sobre o botaréu, que a transmite para o solo.


BOTARÉU - Pegão que ressalta de um muro para aumentar a resistência deste contra o empuxo de uma abóbada.


TRIFÓRIO - Conjunto de aberturas pelas quais a galeria situada sobre as naves laterais de uma igreja recebe luz no interior. Quando esta galeria abóbadada é apenas uma passagem estreita, servindo as zonas altas do edifício, chama-se trifório, se ocupa toda a largura das naves laterais chama-se tribuna.


CORUCHÉU - Remate cónico ou piramidal das torres ou campanários.


Estas e outras informações, encontram no livro "Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura" de Jorge Henrique Pais da Silva e Margarida Calado, (1995) da Editora Presença. Este livro pode ser consultado no centro de recursos e tem a cota: AG/29306


Bom trabalho!

5 comentários:

Nádia disse...

Professora, fiz copy-paste

Beijinho*

Nádia Gomes 11ºJ nº19

Anônimo disse...

EU tambem xD

Ricardo Caria 11ºJ nº21

Anônimo disse...

eu tambem

Ricardo Caria 11ºJ

Anônimo disse...

Obrigada pela correcção. :)

Cumprimentos,

Bárbara 11ºJ nº8

Ana Castanheira Martins disse...

A ideia era mesmo fazer copy-paste...