segunda-feira, 19 de maio de 2008

exercício



Exercício de treino para o teste:


  • 1.Partindo da imagem, aponte as características formais, compositivas e expressivas que permitem incluir esta obra na arte barroca.

  • 2.Enuncie as principais modalidades e funções da escultura no período barroco.

8 comentários:

Anônimo disse...

peço desculpa por n responder mas estou a meio de um trabalho.
Queria saber algo (visto q o meu comentario a outra postagem lhe escapou), de quem é a pintura de D. João V na postagem que a professora fez ha umas semanas atras?


*
Sofia

Ana Castanheira Martins disse...

Olá Sofia, claro que não me esqueci (os meus alunos merecem-me o respeito de nunca os deixar sem as dúvidas esclarecidas!) Andei à procura e encontrei as referências que pretendia e passo a citar:
"Há deste quadro uma atribuição a Pompeo Batoni, que o teria pintado copiando outros, originais, (...). Contudo esta pintura não permite que se afirme com toda a certeza uma tal autoria"
Este breve trecho é da autoria de Pier Paolo Quieto, e está no catálogo da exposição Joanni V Magnifico: a pintura em Portugal no tempo de D. João V, que se realizou no Palácio da Ajuda em Dezembro de 1994 (há muito tempo).

Na prática podemos fazer assim a ficha técnica da obra:
Cópia de um retrato de D. João V
Pompeo Batoni (?)/ Escola Romana século XVIII
s.d. (sem data)
Óleo sobre tela
124x102
Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa

Gata Verde disse...

Desculpa,mas não sou conhecedora de arte barroca, mas como admiradora acho-a bela.

bja

Anônimo disse...

Muito obrigado :)
*Sofia

Anônimo disse...

Bem, eu como típica garota de 17 anos do ano 2008, estou fazendo o meu enxoval lol E hoje começei a bordar com fitas de cetim a minha toalha para mesa de jantar... E de quem me lembrei? da Josefa de Óbidos ;) foi uma bela inspiração para fazer coisas que poderiam ser pirosas mas que não são porque saem das minhas mãos lol

O actor de quem eu hoje falava era o Harvey Keitel
http://images.usatoday.com/life/_photos/2006/09/11/keitel.jpg

E o quadro da semana passada era o Robert De Niro

*
Sofia

Anônimo disse...

Olá Prof.
Não tenho comentado o blog...é um facto...mas é que 12º ano no 3º período é totalmente PAA...até nos esquecemos das restantes disciplinas...é de dar em louco...os prazos...as impressões...os erros dos ficheiros...a impressora que de vez em quando fica baralhada e deixa de imprimir...enfim...uma amalgama de coisas...a relação com os Profs...nem sempre é a melhor (começo a achar que o problema é meu, será?)
O importante é que as aulas estão a terminar e acabo o secundário, parto a aventura pela primeira vez....como já sabe.
Gostava muito que fosse assistir à nossa apresentação da PAA, tenho a certeza que não sou a única aluna fiel à Historia d’Arte do 11ºano que gostava de ter a sua presença. Quando a data da apresentação estiver próxima eu aviso.
Beijinhos Bom feriado.
Maria

Anônimo disse...

Olá! Há muito que não comentava.. Para o teste vai sair só a escultura e pintura do barroco ou também sai a arquitectura?
Então.. na escultura do barroco, as figuras sao torcidas, dando a sensação que estão a movimentar-se, ou seja, o congelar do momento (durante a acção). A sensação de movimento também pode ser dado através do tratamento dos panejamentos e no barroco quer nas pinturas como nas esculturas as personagens vão estar tapadas por panejamentos. Os escultores do barroco vão ter um rigor anatomico, dominando a técnica de desbastar, cinzelar e de modelar. As texturas e os claros escuros eram representados através dessas técnicas e da utilização de vários tipos de mármore. Quanto a expressivdade, no rosto desta figura nota-se agressividade através das rugas de expressão, não so na testa(como no renascimento) mas também no queixo e boca. E acho que está tudo.. está?

Continuação de bom fim de semana,
Vanessa

Ana Castanheira Martins disse...

Olá Vanessa, quanto à matéria para o teste, sai essencialmente a pintura e a escultura ;)
em relação à escultura faltou falar sobre uma característica: a escultura barroca é realizada para um único ponto de vista...é de tal forma encenada que o próprio espaço onde ela se irá implantar é construído para a receber. Lembrem-se do "Extase místico de Santa Teresa de Ávila" de Bernini...não é apenas o corpo feminino que desfalece é toda a encenação materializada no monumento escultórico criado especificamente para aquela parte da igreja.
Bom fim de semana