terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Os sapatos de Van Eyck



Respondendo ao pedido de antigos alunos aqui vos deixo a reprodução do "Casamento dos Arnolfini" de Van Eyck, que se encontra na National Gallery (em Londres) e complementando um par de "sapatos" que se podem ver no Deutsches Historisches Museum (em Berlim).
Aproveitem as companhias lowcost, e partam à descoberta da história de arte... lembrem-se que a experiência dos lugares conduz ao conhecimento...para além de ser muito gratificante.
Qual será o significado do par de sapatos no quadro? Será Giovanni Arnolfini está a dizer a Giovanna Cenami que o facto de ser italiano e um banqueiro abastado lhe dá o direito de ser desarrumado? E ao fundo, no lado esquerdo temos laranjas ou maçãs? E a luz? Já repararam nela? Ela existe, não é?
Habituem-se a olhares demorados.

Um comentário:

Maria disse...

Aqui está a foto dos famosos sapatos de Van Eyck! "Consegui! Consegui tirar uma fotografia!".
A stora é perita em tirar fotos (mesmo as escondidas :)).
Um dia, não muito longe deste final de ano, espero conseguir ter o espírito de aventura/viagens que a stora detém. Admiro-a por isso e gostava de ter coragem para partir a descoberta...pelo que me dizem o que custa é a primeira vez...depois não se quer outra coisa, será?

Beijinhos e bom fim-de-semana