segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

David e Golias


Durante as escaramuças entre os Filisteus e o Rei Saúl (no séc. X a.c.....mais minuto menos minuto) um jovem pastor de nome David avança para fazer frente ao gigante Golias...e que estava do lado dos Filisteus. Munido de uma funda com um "golpe" certeiro atinge o gigante que cai inanimado. Resta-lhe decapitá-lo e mostrar a cabeça do gigante como um troféu.

Se alguém souber mais coisas sobre esta história...
já agora, o "menino" David cresceu e tornou-se...?

9 comentários:

Anônimo disse...

Stora,
O que é que representam simbolicamente as papoilas?

PS - De menino para Rei Heroi?

Mafalda

11º G

Ana Castanheira Martins disse...

Essa das papoilas não sei responder :(
O david pastor torna-se o Rei de Israel e funda Jerusalem ;)

Anônimo disse...

Não representa a flor da morte?

Mafalda

Ana Castanheira Martins disse...

Mafalda, como lhe disse ignoro completamente, mas vou à procura! se tiver algum "dicionário" de flores...leve para a aula.

Anônimo disse...

Só mais uma coisa... :p

Como é que identificamos o conjunto de coisas representadas e depois, os objectos um a um? Estou confusa.

Ana Castanheira Martins disse...

hum...a ideia é mesmo vocês "olharem" para o quadro...sentar e "beber" as imagens. ouvir o que o quadro tem para vos contar. se existe uma cadeira, um livro, um cesto com fruta, uma açucena...

não entrem em pânico só por causa da análise da obra. amanhã levem o que fizeram para eu dar uma "ajudinha"

quanto à papoila, ocorreu-me que pode ser também qualquer coisa relacionada com o amor. pensei nisto pela simbologia do ramo da 5ª feira de espiga.

Anônimo disse...

depende da interpretaçao
a papoila acho que é simbolo de sorte (bom agoiro), perguntei agr a minha mae =)
tambem me falou da 5ª feira de espiga.

PS- este comentario e so para a stora ver que eu tambem frequento o blog, mas sou + low profile e opto por nao comentar x)

Ana Marta
11ºG

Ana Castanheira Martins disse...

...finalmente o blog está a mexer!
afinal tenho alunas que não pretender ser repositoras numa grande superfície ;)não tarda muito estão a opinar sobre o gótico! e se calhar até já descobriram que o renascimento afinal não tem nada a ver com a tendência inata dos italianos para cozinhar pizzas com cogumelos em forma de capitel jónico!!!

Anônimo disse...

Sinceramente acho que a papoile era um mau agoiro lol segundo o frei luis de sousa n era? o sonho da maria... acho que foi o q a prof tinha dito...
sofia