terça-feira, 18 de dezembro de 2007

a propósito de natal


A propósito da quadra festiva gostava de vos lembrar duas ou três coisas... A celebração perde-se na noite dos tempos, muito antes do nascimento de Jesus Cristo. Ela marca o solstício de Inverno, um tempo em que a Terra se encontra calmamente repousando do trabalho que teve durante o ano (deve ser por isso que as notas do 1º período são sempre uma desgraça).
Ninguém sabe ao certo a data do nascimento de Jesus Cristo, mas sabemos que a data de 25 de Dezembro foi fixada pela Igreja de Roma por meados do século IV e foi buscar raízes a uma festa de Inverno romana (Saturnalia)...antes dessa data é provavel que a Natividade fosse celebrada a 6 de Janeiro, também conhecido como Dia de Reis e que marca o final da quadra natalícia.
Corrijam se estiver incorrecto.
P.S. Aqui ficam as ideias de presente pedidas pela Maria (12º) mas que servem para todos como desculpa para aquela tia que tem uma verruga no nariz não dar pela 16ª vez as famosas peúgas brancas com raquetas!
  • "A obra de Arte desaparecida" de Jonathan Harris (Presença) - a história verídica da descoberta de uma obra de Caravaggio que esteve desaparecida durante séculos
  • "A medida do mundo" de Daniel Kehlmann (Presença) -retrato de duas personalidades do iluminismo alemão, uma fábula sobre o Século das Luzes
  • "A Infanta e o Pintor" de Jean-Daniel Baltassat (Quetzal Editores) - A relação entre a Infanta Isabel de Portugal e o pintor Van Eyck

3 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal,

Tia T.

Anônimo disse...

ai stora! era só para lhe desejar boas festas e um porreiro ano novo! felicidades e tudo de bo! um ser humano q se esforça tanto comoa stora merece isso e muito mais. não estão comigo presentes os restantes membros do nosso grupinho mas estes votos falam por eles também.
***********************************
"se pararmos não vamos parar a lado nenhum."-da minha insignificante e humilde autoria. :P
joana gonçalves 12ºL

Maria disse...

Olá Prof. estamos no inicio de mais um período...passo a passo encontro – me quase no fim da primeira etapa importante da minha vida...que este ano esta a custar bastante a passar (aaaaa...aaaa.aaaa! e mais....aaaaa) no que toca a HCA.
Nada que eu já não lhe tenha dito.
Fui uma aluna desnaturada, pois só agora vi o nome dos livros :) que me indicou. Mas assim que tiver um "tempinho" vou, adquire um a um.

Bom Ano 2008! Cheio de coisas boas!