sábado, 1 de dezembro de 2007

Para estudar




Aqui ficam algumas dicas para o teste:

É óbvio que todos precisam saber umas coisinhas sobre a Peste Negra e de que modo a calamidade se reflectiu nas artes.

A arquitectura e os seus elementos construtivos...a filosofia da Claritas...os vitrais...a iluminura...

Como bons portugueses devem saber que só existem dois estilos verdadeiramente portugueses... o Manuelino e o clandestino ;) sendo que este último tem uma grande incidência no século XX e como tal não será alvo de avaliação no teste! Mas o Manuelino tem que ser tratado por tu.

Não se esqueçam da escultura (os Pisano em Itália) ...é conveniente ver as imagens do manual e compará-las.

E quanto à pintura aqui ficam umas para ir teinando.

3 comentários:

Anônimo disse...

E dentro do Manuelino, existe duas vertentes: o dito verdadeiro Manuelino, o outro Manuelino que é aquele do Manuel Martins e da Manuela Martins, dois manuelinos que criaram um estilo muito particular que só Deus sabe e eu também ;) Boa aulas para todos!

Natty disse...

No primeiro quadro o Anjo vem anunciar à menina d Azul que o seu menino morreu certo? O que trás ele na mão que simboliza isso?

E qual é o nome da flor que está geralmente com a Sra quando o Anjo lhe diz que está grávida por obra de Deus Pai Nosso Sr.?

sofia, 11º G

Ana Castanheira Martins disse...

olá Sofia, a menina de azul, por acaso é a Virgem Maria e é verdade que o anjo (que por acaso se é arcanjo e se chama Gabriel) lhe traz (e não trás)é a notícia da morte do filho (que por acaso era o Jesus Cristo, aquele que vai nascer quando estivermos de férias!)
Quanto à flor que costuma aparecer é a açucena.
Bom estudo.