quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Revolução Francesa


Tomada da Bastilha, obra anónima, escola francesa do século XVIII
Quando ingressam no ensino secundário, é suposto já, terem efectuado um percurso que vos foi dotando de conhecimentos, que vos permitem compreender outros olhares sobre os conteúdos de novas disciplinas. No entanto, em férias, adquirem uma capacidade de fazer Ctrl-Alt-Delete e "evapora-se" tudo. Mas, o que aprenderam no ensino básico, vai-vos ser muito útil no decorrer do caminho pelo secundário. E por vezes, a vossa dificuldade é facilmente superada se se lembrarem do que já antes vos foi ensinado. Assim, aqui vos deixo mais um "pequeno auxiliar de memória"

Iluminismo: Movimento filosófico que se desenvolveu no século XVIII e que defendeu o pensamento racional, a liberdade e progresso científico como o único caminho para o bem-estar e a felicidade do homem. Os iluministas defendiam o esclarecimento dos espíritos através da instrução. A luz da razão iluminaria o Homem e libertá-lo-ia do obscurantismo. A força da razão e da cultura estavam na base desta esperança no futuro da humanidade, onde existiria a igualdade entre as nações, entre os homens.
A burguesia era a classe mais consciente das realidades sociais e políticas, e desta forma torna-se a grande dinamizadora dos ideais iluministas. Pensando bem, ela, de facto, era quem estaria mais interessada na mudança: dispunha de riqueza e de cultura, mas faltava-lhe o poder político.
O Iluminismo surge em Inglaterra com Locke, tem uma forte expressão em França com Voltaire, Diderot, Montesquieu e Rousseau, e na Alemanha com Kant e Lessing.

Liberalismo: Doutrina política que defende os direitos e as liberdades individuais, a livre-concorrência (a valorização pela formação intelectual e pelo trabalho) e a igualdade dos indivíduos perante a lei.

Revolução Americana: A independência da América foi declarada em 1776 (apesar de as hostilidades com os ingleses se terem iniciado três anos antes) e a Constituição no ano seguinte. No entanto, será apenas em 1783, que a Inglaterra reconhece a América como estado autónomo.

Revolução Francesa: A Tomada da Bastilha em 14 de Julho de 1789 marca o início do processo revolucionário, que irá depor Luís XVI ("perde a cabeça" em 1793), criar uma Assembleia Constituinte e promulgar a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Esta declaração garante direitos iguais entre todos os cidadãos e uma maior participação política do povo. A vida pública passa, então, a ser dominada pelo TERCEIRO ESTADO (burguesia, trabalhadores e camponeses, que irão constituir-se em partidos políticos para lutar pelo poder). É fácil perceber que esta revolução pôs fim ao Absolutismo Régio

Um comentário:

Anônimo disse...

Isto é daquela informação que tipicamente "se apanha por ai" mas de aprender no basico n me lembro mesmo, mas n há problema que se estuda bem por estes textinhos
obrigado ^^
RC