segunda-feira, 11 de maio de 2009

Feira do Livro







Em tempo de Feira do Livro, parece-me oportuno deixar-vos aqui umas sugestões de leitura para férias...lamentavelmente há quem pense que férias é para não fazer nada, rien, nothing, népias...mas eu defendo que a leitura de um bom livro é um prazer que deve ser cultivado. O ideal será que todos os dias se deixem prender por uma história, um conto, um poema...

Para quem gosta de Caravaggio:
A Obra-Prima Desaparecida
Autor: Harr, Jonathan
Editora: Editorial Presença
"Como é que um Caravaggio perdido por mais de duzentos anos reapareceu finalmente numa residência de jesuítas, em Dublin, no ano de 1990? Essa é a extraordinária história que lhe conta Jonathan Harr, num relato verídico narrado como um romance, que muitos leitores confessam ter lido com mais prazer do que um thriller. Os protagonistas deste «caso» vivem nestas páginas com toda a sua gama de emoções, na busca pelo tesouro artístico que é "A Prisão de Cristo. "


Para quem gosta de Rembrandt:
O Aprendiz de Rembrandt
Autor: Guggenheim, Alexandra
Editora: Verso da Kapa
"Holanda, 1668. Aos dezassete anos, Samuel Bol sonha em tornar-se pintor. Abandona a sua aldeia natal e parte para Amesterdão decidido a aprender as artes do ofício com Rembrandt van Rijn, a sua grande referência. Mas os tempos áureos do pintor já vão longe, encontrando-se agora fortemente endividado e muito debilitado. No entanto, Samuel venera o seu mestre e, junto dele, descobre também os sentimentos que tem por Cornélia, a filha do pintor. Um dia, inesperadamente, Rembrandt recebe uma proposta financeiramente irrecusável: retratar Adriaen van Campen, o célebre professor de Anatomia, em plena dissecação de um cadáver. Mas, infelizmente, é quase impossível conseguir um corpo que possa ser usado para tal demonstração, uma vez que a igreja apenas permite que se façam autópsias a executados. Entretanto, um homem aparece enforcado misteriosamente e é então que Samuel se depara com uma terrível suspeita. "

E para quem continua "apaixonado" pela Idade Média:
A Catedral do Mar
Autor: Falcones, Ildefonso
Editora: Bertrand Editora
"Século XIV. A cidade de Barcelona encontra-se no auge da prosperidade; cresceu até ao humilde bairro dos pescadores, cujos habitantes decidem construir, com o dinheiro de uns e o esforço de outros, o maior templo mariano conhecido: Santa Maria do Mar. Uma construção paralela à desditosa história de Arnau, um servo da terra que foge dos abusos do seu senhor feudal e que se refugia em Barcelona. Daqui se torna cidadão e, assim, num homem livre.O jovem Arnau trabalha como estivador, palafreneiro, soldado e cambista. Uma vida extenuante, sempre à sombra da Catedral do Mar, que o tirará da condição miserável de fugitivo para lhe dar nobreza e riqueza. Mas com esta posição privilegiada chega também a inveja dos seus pares, que tramam uma sórdida conspiração que põe a sua vida nas mãos da Inquisição... Lealdade e vingança, traição e amor, guerra e peste, num mundo marcado pela intolerância religiosa, a ambição material e a segregação social. Um romance absorvente, mas também uma fascinante e ambiciosa recreação das luzes e sombras do mundo feudal. "

Nenhum comentário: