quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nicolas Froment e Antoine-Jean Gros




Lado a lado para comentar, duas imagens com alguns séculos de distância. Uma apresenta-nos Jesus Cristo ressuscitando um morto, perante uma assistência que ou vira o rosto ou o tapa com um lenço imaculado. Reflexos da peste?


A outra reprodução é de Antoine-Jean Gros, de 1804 e chama-se Napoleão visitando os pestíferos de Jaffa (ou o albergue dos doentes com peste). Apesar de ser uma pintura neo-classicista, pelo tema e pela representação do nú (por exemplo) o enaltecimento do sofrimento humano, as cores quentes e o claro-escuro são já um "cheirinho" daquilo que se irá passar depois e que tomará o nome de Romantismo, (esta achega foi directamente para antigas alunas, que estão agora no 12º). Reparem, que, tal como na reprodução de Nicolas Froment, também há gente proteger o rosto com o lenço branco, enquanto, sem medo nem nojo, Cristo e Napoleão - pela sua santidade um e como reflexo de poder o outro - encaram a cena com naturalidade.

Tal como Cristo é entendido como o salvador dos pecados da humanidade, também Napoleão(pretende) ser o salvador da França. ele é o general que reconstrói o império francês (ou tenta...em terras lusas teve pouca sorte).
Já agora, Jaffa é na Siria.


6 comentários:

Anônimo disse...

sorte a nossa pelo azar dele, esse pseudo jesus françes. Ou tálvez não.

Ricardo 11j

JORGE CHARRUA disse...

a prmeira pintura vê-se claramente que é o retrato da peste Negra visto que é representado o tema da morte, no entanto, Jesus Cristo resçucita o homem o que mostra um sinal de esperânça mesmo na altura em que viviam as classes socias visto que a peste devastou multidões desde o rei até a uma criânça (e membros do corpo cristão) e que ate se questionou a proteção de Deus sobre os seus crentes. com isto tenho uma duvida esta visão de "esperânça" no foi passado para a escultura visto que representavam o mesmo tema? ou foi apenas representado nesta pintura devido ao homem ter sido um elemento importante na vida de Cristo?



a segunda pintura já não representa a sensação da "esperãnça" repesentada na 1ª pintura mas tem uma diferença significativa na enquadração das figuras e a de Cristo que existe uma união entre o divino e o mortal.

JORGE CHARRUA disse...

a 1ª imagem é claramente o retrato da peste Negra visto que o homem que está no caixão o tratamento que levou, os ossos das costelas visíveis que simbolizam a dor e os pesadelos vividos naquela época com uma mortalidade infindável que esta praga atingia desde do rei á criânça mais pura isto tudo e representado no tema da morte na pintura do gótico final, no entanto, esta pintura representa um homem ser ressiscitado por Jesus Cristo dando a mensagem de que no meio de tanta dor existe esperânça. nisto levou me a uma dúvida: esta mensagem de esperança transmitida por esta pintura só aparece nesta pintura e porquê que não e representada na escultura visto que o tema é o mesmo (a peste negra)? foi porque aquele home foi um elemento importante na vida de Jesus Cristo?



a segunda imagem também é reflexo da peste Negra mas com caracteristicas novas de representação do realismo da enquadração e perspectiva entre outras. esta segunda pintura tem uma particularidade que a 1ª pintura não tem, que é a ligação do Divino com o mortal visto Jesus Cristo e Napoleão.nesta támbém tenho uma questão: se Jesus Cristo está ao lado de Napoleão e que este foi o salvador de frança referido pela stora isto significa que foi um acto louvavél por parte do Napoleão e que por "recompensa" não é afectado pela Peste.porque razão que Napoleão não foi afectado e crianças puras, inoçentes tenham sido afectadas pela Peste?

Ana Castanheira Martins disse...

Jorge, estamos perante um episódio bíblico...o ressuscitar de Lázaro, por parte de Jesus Cristo. É um dos milagres de Cristo.
Qaunto a Napoleão, é uma campanha política! Ele iguala-se a Cristo - é uma matáfora ;)

JORGE CHARRUA disse...

boa noite stora
obrigada pelo esclarecimento =)
fiquei supreso com este teste não pensei que me correce assim tão bem e que conseguisse fazer todas as questões =)

JORGE CHARRUA disse...

ahh e verdade a stora não me chegou a dizer se paga paga a entrada da feira na fil depois se poder me dizer... =)