quarta-feira, 26 de novembro de 2008

esquema da pintura flamenga

Espero que o esquema vos ajude a preparar uma resposta a uma pergunta sobre a pintura flamenga (e não flamenca!) para o próximo momento de avaliação.

3 comentários:

Anônimo disse...

stora na comparação do gotico flamengo com o italiano que podemos dizer do italiano é que do que vi no livro parece que so podemos falar dos seus artistas e da nova concepção do espaço no fresco ...
rc

Ana Castanheira Martins disse...

Ricardo(?) pode falar em muito mais do que "apenas" a nova concepção de espaço - que aliás, o Giotto(italiano) já ensaia nos frescos. Pode falar na representação das cenas sagradas em ambientes quotidianos...imagine uma adoração dos magos realizada por um pintor italiano e por um flamengo. Seriam claramente diferentes: o italiano, podia enquadrar as figuras num ambiente, que até podia ter uma perspectiva (manhosa, é certo) mas o ambiente seria de certa forma irreal. o pintor flamengo resolveria a questão reproduzindo um estábulo, provavelmente igual ao que existia na aldeia dele, ou podia reproduzir um interior de uma casa flamenga, com lareira, com mobiliário..
O tratamento das personagens e do panejamento também são diferentes.

Anônimo disse...

obrigado pela atenção
sim ricardo ^^