Quantas vezes não sentimos vontade de tocar aquele quadro...sentir a textura...quantas vezes não tivemos quase, quase a abraçar aquela escultura para sentir o frio do mármore...
Um leve toque de dedo pode fazer saltar o "craclê" de uma pintura. A oleosidade e a acidez das mãos (mesmo quando limpas) pode danificar o metal, os têxteis e a madeira e descolorar o mármore e o bronze. Experimentem agarrar num espelho...as vossas impressões digitais ficam visíveis. Imaginem agora a quantidade de visitantes que um museu recebe por dia, e imaginem que todos eles tocam nas obras. Catastrófico, não? Pois é por isso que não é permitido tocar nas obras expostas. Porque assim é possível preservar os objectos artísticos para as gerações futuras. É a nossa herança...é o nosso legado.
5 comentários:
POis é! Compreende-se perfeitamente!
P.S. Infelizmente não tenho essa partitura, senão tinha muito gosto em disponibilizar-te!
Ana,
realmente não sei onde, mas sei um forum onde te podem ajudar, no forum do site www.bandasfilarmonicas.com
ah que interessante o meu comentario desapareceu como que mágica... tenho pena
Pois, Sofia, gostava de lhe dizer pessoalmente nas matrículas, mas já que insiste:
Este bolg tem como finalidade ser um espaço de troca de experiências, de esclarecimento de dúvidas, de apoio aos alunos, mas sempre no âmbito da disciplina de HCA.Desta forma o seu comentário pareceu-me desadequado, por isso o retirei. Este blog sempre foi aberto à vossa participação. Por vezes defendiam posições que eram questionáveis do ponto de vista científico ou estético, mas nunca retirei nenhum comentário, porque eles eram fruto da vossa sensibilidade, eram fundamentados e inseriam-se no âmbito da História, da Estética ou da Crítica de Arte.
É esse o propósito deste blog. Nunca foi (nem será) um espaço para "carpirmos as mágoas ou dizermos mal do sistema".
claro, eu entendi isso.
Postar um comentário