quinta-feira, 20 de março de 2008

Porque é que a Páscoa "saltita"?

Nunca se questionaram porque é que este ano o 2º período foi tão cedo?
Uma professora da nossa escola enviou-me umas informações, a propósito desta quadra festiva, que gostava de partilhar convosco. Para ilustrar escolhi uma pintura de Josefa de Óbidos, porque se procurarem encontram folares da Páscoa... e porque vamos entrar no Barroco!


A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.


  • Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

  • A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

  • A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos).

  • Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos).

  • A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Troca Letras disse...

Uma muito Boa Páscoa para ti Ana
Eu não sei se és a Ana que eu conheço e estudava artes a Faculdade de Belas Artes á 10 anos a traz
Se fores essa pessoa gostava muito de te mandar um beijinho muito grande

saracioso disse...

olá. no outro dia via na António Arroio e fiquem com saudades.
Bons velhos tempos...
Passei para deixar um beijo*
Sara Gracioso

Ana Castanheira Martins disse...

Fico contente pela passagem da Sara Gracioso. É bom saber que há antigos alunos que passam por aqui. Os professores (como uma vez uma amiga me disse)apenas "abrem as portas" cabendo aos alunos atravessá-las...e a Sara foi uma dessas alunas a quem eu (como muitos) abri a porta. Ela, com a sua curiosidade infinita e vontade de saber, atravessou a porta!

E o nosso amigo "troca letras"...teremos sido colegas de turma?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Troca Letras disse...

O meu nome verdadeiro é Pedro Sena
Diz-te alguma coisa

Ana Castanheira Martins disse...

Se não estou a "trocar" lembro-me sim de um Pedro Sena...há muitos anos atrás ;)