sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Que a LUZ esteja convosco


Para que a luz esteja convosco no próximo momento de avaliação é conveniente saber enquadrar cronológica e geograficamente o período da história que estivemos a estudar...nada de dizer que o gótico aparece às vezes durante a semana na António Arroio...

A vida na Europa durante a Idade Média era um bocadinho mais complicada do que hoje em dia. Mas mesmo assim houve um lento crescimento durante os séculos XII e XIII...provavelmente porque não havia SporTV para ver os jogos do Glorioso nem o Bairro Alto era o que é, e como tal não havia incentivo ao ócio ;)

Sem internet, sem autoestradas nem viaverde como foi possível ter (apesar dos regionalismos dos italianos, alemães, ingleses e da falta -crónica- de dinheiro em Portugal) uma arte tão homogénea?


Já agora também convém saber como é que as catedrais góticas (passados estes séculos todos) ainda estão de pé...como é que tudo aquilo se articula (nome dos arcos, da abóbada, distribuição de forças, blá, blá, blá)...e qual foi a filosofia subjacente...lembram-se do Abade? Esse mesmo!

Deixo-vos aqui um desafio: esta imagem (a de pedra, não o Yoda!) pode ser considerada como pertencente ao período acabado de estudar? Porquê?


4 comentários:

Anônimo disse...

A escultura (que mais parece alto relevo) não pode pertencer ao período gótico, quer inicial quer pleno. É claramente do período românico, arte paleocristã onde a figura humana era retratada de uma forma estática, geometrizada e pouco natural. Se fosse do movimento eurpopeu gótico estaria inserida num nicho, debaixo um baldaquino e, provavelmente, em cima de um pedestal. As suas formas seriam mais vibrantes (mesmo se fosse do período inicial) e não teria um arco de volta perfeita mas sim um arco em ogiva.
Até agora está correcto?

Sofia 11ºG

Ana Castanheira Martins disse...

Muito bem Sofia ;)
Bom estudo e bom fim de semana.

Anônimo disse...

ola stora!:) espero que esteja a ter um sábado descansado.
Na pergunta: O que fez com que o Gótico fosse considerado a primeira arte europeia?

Estaria incompleto se disse se que esta expansão se deu através da itinerancia das guildas artesãs?

Ana Castanheira Martins disse...

olá Marta deve elaborar um pouquinho mais a resposta. Dê uma vista de olhos na página 102 do manual. depois passe para o segundo parágrafo da página 106 e relacione com o poder da igreja católica...
bom estudo e um resto de bom fim de semana