quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ficha da visita de estudo ao MNAA



Para quem precisar aqui fica a ficha de apoio à visita de estudo
FICHA DE EXPLORAÇÃO ESCULTÓRICA


I – IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

  1. OBRA (nome porque é conhecida)

  2. AUTOR (se não for conhecido procurar referências sobre quem mandou fazer a obra)

  3. DATA (o mais precisa possível)

  4. PERÍODO (contexto histórico sintetizado e corrente artística em que a obra se insere)

  5. PROVENIÊNCIA (local de origem da obra e onde se encontra actualmente)

  6. TEMA (o que se encontra representado na obra e o seu possível significado)

  7. MATERIAL (identificação dos materiais)

II – ESTRUTURA FORMAL

  1. FORMAS (que tipos de formas estão representadas: naturalistas, realistas, estilizadas)

  2. VOLUMES (relação espaço e volumes, cheios e vazios, se há equilíbrio)

  3. MOVIMENTOS (sugeridos ou representados)

  4. EFEITOS PLÁSTICOS (efeitos obtidos com textura e cores dos materiais)

  5. ORGANIZAÇÃO ESPACIAL (os eixos, a estrutura)


RELATÓRIO DE IMPRESSÕES PICTÓRICAS


Partindo de uma pintura observada aquando da visita, realizar um relatório visual onde sejam evidentes as características da pintura gótica.

5 comentários:

Anônimo disse...

tenho umas saudades das aulas de histo'ria .. x(
cada vez que pego no livro ou no caderno para estudar , que e' o caso , e percebo que este ano não sei nem percebo a mate'ria , e que me tenho de matar a estudar para impinar alguma coisa .. da' - me sempre umas saudades .. fora quando temos de ir para a pro'pria aula .. ai ai , mas e' assim a vida , puseram - nos a prova foi o que foi !! e no's temos mais e' que passar nessa prova .. e' o nosso dever .

beijinhos professora de historia xDD

Anônimo disse...

ola stora, espero que esteja a ter um bom fim de semana=)

Para o trabalho da pintura gotica posso usar uma tela de 30x24,5? tem só mais 3,5 cm de largura que um A4.

;)

Anônimo disse...

Viva!
Só agora me lembrei da Cronologia Visual, já estou atrasada...

A apresentação deste trabalho é como um normal (com o indice, intro, desenvolvimento e conclusao)? ou podemos ser mais criativos?
E em relação ao conteúdo, é apenas a obra e o autor ou é preciso incluir mais alguma informação?

obrigado e... bom resto de domingo

Ana Castanheira Martins disse...

Vá lá Mónica, ânimo. As aulas eram diferentes porque a matéria era (talvez para si) mais interessante. Vai ver que quando chegar ao século XX as coisas melhoram.
Marta, claro que pode usar a tela ;) seja criativa
Sofia, a cronologia tem como grande objectivo levar-vos a compreender e sentir visualmente os séculos XII, XIII e XIV. Para isso têm que pesquisar...logo implica bibliografia. É importante que numa pequena introdução expliquem o que é e como foi feito o "objecto" que apresentam...depois é só juntar uma pitada de criatividade et voilá!
(aqui para nós, o francês dá um toque intelectual ;)

Anônimo disse...

eu tambe'm acho que quando chegar a essa altura vou gostar mais , mas a u'nica diferença e' que vou estudar com gosto , o que não acontece agora , logo vai ser sempre diferente !! mas mesmo que não gostava da mate'ria do ano passado , gostava das aulas e da forma como era a mate'ria exposta , isto e' o que faz ter 2 professores bons no 10º e 11º .. ficamos mal habituados e' o que e' . enfim , mas tenho mesmo de animar , que um 10 a hca , e' uma vergonha para quem acabou o 11º com 15 :( .. tenho esperança que tudo corra melhor daqui para a frente , pois tambe'm ja' estamos quase " familariazados " com a professora e com o seu excelente me'todo de trabalho ..

umas boas aulas de hca para a stora , e para os seus alunos ( que devem adorar concerteza xDD ) e umas boas aulas de projecto tambe'm .. ahhhh , e boa sorte para as mil e quinhentas reunioes !! =) beijinhos professora .