quinta-feira, 12 de março de 2009

Maneirismo

Uma "achega" da aula de hoje sobre o maneirismo:

  • Período de transição entre o Renascimento e o Barroco
  • Deriva do termo italiano Maniera, que significa elegância.
  • Em Itália podemos balizá-lo entre 1525 e 1600.
  • Necessidade de libertação das regras rígidas do Renascimento;
  • Afirmação da individualidade

A imagem reproduz uma pintura de Bronzino ( Vénus, Cupido e o Tempo(alegoria da lúxuria)1540-45; óleo sobre madeira; 147x117 cm; National Gallery, Londres)

Aqui podemos encontrar os tais elementos perturbadores e inquietantes. Para além do que falámos na aula, que mais conseguem descobrir?

Como é que descobrimos que a figura feminina (ao centro) é Vénus?

Reparem na cabeça da figura no canto superior esquerdo. O que tem de estranho?

8 comentários:

Anônimo disse...

venus era o equivalente a afrodite logo era a deusa do amor, beleza e fertiliade, nesse caso o corpo nu pode nos mostrar que esta é a deuza da beleza mas em pouco difere de outros nus ficamos então com 2 promenores, o cabelo e a maçã na sua mão. O cabelo indica que é de origem grega e a maçã devera ser o simbolo de venus... será ?
RC

Ana Castanheira Martins disse...

Muito bem, Ricardo. A maçã dourada é, realmente, um objecto identificativo da deusa do amor. A mitologia refere que o pastor Páris escolheu, como mais bela, a deusa Vénus, oferecendo-lhe uma maçã dourada. A recompensa, pela escolha de Venus, foi Helena...a mulher mais bela do mundo...
As outras deusas envolvidas eram Juno e Minerva.

Anônimo disse...

A cabeça no canto superior esquerdo não tem olhos.
No canto inferior direito há duas máscaras com expressões de terror. E uma delas é vermelha (love, pain, blood?)
Podemos dizer que a mulher do centro é Vénus através do olhar distante que é sensual e por causa da maçã, que o Ricardo já referiu (mas professora, acerca da maçã, diz-se que Vénus no início era deusa dos frutos e depois é que associaram à beleza e depois ao amor e bla bala bla).
Eu vejo uma ampulheta ao pé do tempo. Demorei uns 5 minutos para descodificar que era uma amupulheta. Reparei em algo mas não conseguia saber o que era.

Anônimo disse...

Ah e putra coisa que caracteriza Vénus: a coroa (tiara?). Afinal ela era uma das deusas principais. E só quem é da realeza é que tem direito a bling bling.

Anônimo disse...

É intressante que depois de saber que a maçã é o simbolo de vénus, reparei num cartaz da série "donas de casa desesperadas" e o simbolo da série é a maçã. O cartaz anda por ai, são elas as 4 cheias de maçãs há frente. Terá alguma coisa haver? A mim pareceu-me uma referencia do culto mariano, estão a dar importancia aquelas mulheres sendo cada uma delas uma vénus...
RC

Ana Castanheira Martins disse...

A cabeça não tem cérebro!
Existe um vazio na parte de trás da cabeça.
Quanto à coroa, sim pode estar realcionada com a sua importância.

Anônimo disse...

Não sei se tem alguma coisa a haver...mas a maçã não pode significar tambem o pecado original...ou por Vénus ser tão bela era um pecado?!
se clahar já é demasiado pensamento...

Anônimo disse...

o pensamento pode vir errado mas a mais não virá