quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

um chocolate de inspiração renascentista


Eu sei que, depois do teste, é normal aquele "aperto na boca do estômago", que nem um chocolatinho de inspiração renascentista, nos consegue apagar. Só para dormirem mais tranquilos (ou não), deixo-vos umas luzes sobre as repostas:

1. De meados de quatrocentos (1ª metade do século XV) até ao ínicio do século XVII (1618). A Europa. 2. A organização política em cidades-estado e não sob o sistema feudal, que permite uma sociedade mais eclétice e aberta social e culturalmente;· A situação económica favorável graças ao comércio internacional, e aparecimento dos bancos;· Sistema social flexível que permite a ascensão da burguesia e que contribui para a política do mecenato;· Os vestígios, quer ao nível da arqueologia como em edifícios monumentais e tratados, da civilização romana. 3. a) A MUDANÇA DE MENTALIDADE NO RENASCIMENTO É CARACTERIZADA PELA PASSAGEM DE UMA MENTALIDADE QUE TENDIA A EXPLICAR AS COISAS PELA VERTENTE SIMBÓLICA, PARA O PENSAMENTO ANTROPOCÊNTRICO E RACIONAL.b) PRODUÇÃO INTELECTUAL, LITERÁRIA, CIENTÍFICA OU ARTÍSTICA.c) VERDADEIRAd) DA IMPRENSA.e) FREI CARLOS NÃO ERA PORTUGUÊS, MAS FLAMENGOA A VIVER EM PORTUGAL. 4.4.1. b) O realismo anatómico e uma beleza contida por influência da estatuária da Antiguidade Clássica.4.2. c) Paolo Uccello, Botticelli e Piero della Francesca4.3. c)Recurso à mimesis-conhecimento e cópia da natureza4.4 b) Porque negavam afirmações da Bíblia, eram contrárias aos ensinamentos dos sentidos e às teorias dos Antigos. 5.1 – c...2 – e...3 – f... 4 – a... 5 – d.... 6 – b 6. 1 - Robert Campin; 2- Frei Carlos; 3 – Botticelli; 4 - Simone Martini. 6.1 1- flamenga- cena sagrada num interior quotidiano, perspectiva ainda errada, tratamento do panejamento, individualização dos rostos, rigor anatómico2- influência flamenga (o panejamento) mas renascentista, com perspectiva rigorosa, encenação dos gestos, ambiente interior de influência clássica3. renascimento, perspectiva rigorosa, rigor anatómico que transparece por baixo das vestes, paisagem com rigor – mimesis, ambiente despojado, pose encenada, serenidade dos gestos e dos rostos.4. gótico, ausência de perspectiva, fundo dourado, falta de rigor anatómico, enquadramento com moldura de referências góticas (arcos quebrados polilobados) 7. Aspecto fechado e compacto, planta quadrangular, 3 andares, com pátio interior aberto, com loggia, fachadas trabalhadas num aparelho grosseiro, cujas rugosidades e saliências vão diminuindo de piso para piso, janelas de duas luzes, cornija clássica.

5 comentários:

Anônimo disse...

já a correcção do teste?! a stora é rápida...

Qual era o site que a stora me tinha dito ode arranjo a minha do MNAA? - MIRUUU

-"-

-também acho a stora anda a trabalhar de mais... veja mais o canal Benfica e descontraia mais um pouco!LoL

Vemo-nos na final Ah ah! - ALEX

Anônimo disse...

e mais um tá feito ...
rc

Anônimo disse...

Parece tão simples... mas penso que a maioria esteja certa :)
A boa nota me espera, espero eu
Bom Fim de semana professora*

Anônimo disse...

Parece tão simples... mas penso que a maioria esteja certa :)
A boa nota me espera, espero eu
Bom Fim de semana professora*

conspiracy disse...

hmmm, acho que me dá para mais um 15! 8)
até terça,
mariana 15, 11J