sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O Carnaval da António Arroio











Que o Carnaval da António Arroio nunca caia no esquecimento.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

visita virtual

Aqui fica o link para uma viagem virtual à Igreja de Santo André, em Mântua, concebida pelo nosso amigo Alberti, em 1470.
http://www.williams.edu/art/architectureVR/santAndreaMantova/pagesSmall/piazza.html

domingo, 15 de fevereiro de 2009

o 10º ano não pára!

O 10º ano não pára! Estas imagens são do Pedro do B. São os "bastidores" das fotografias de outros colegas. Claro que todos sabem que, a construção de uma imagem é fruto de muito trabalho. Houve tempo para pensar o conceito, esboçar probabilidades, seleccionar enquadramentos, gestos e iluminação... e disparar. Depois, houve tempo de analisar as imagens e seleccionar (mais uma vez)...reenquadrar, por vezes, para que a história a contar fizesse sentido.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

o 10º ano a trabalhar...


As fotografias da Lorena e da Inês, do 10º B

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Casa da Música


Como estamos no intervalo do jogo...deixo-vos com uma fotografia da Casa da Música, no Porto.


Penso que estes "sites" vos podem ajudar no trabalho.
Vamos pensar, também no "Roteiro visual do Mosteiro do Jerónimos"...vamos defender o nome da nossa escola ;)

Museu Nacional da Arte Antiga

Seis séculos de pintura portuguesa

matriznet

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

a propósito de ponto e linha...


Mais dois trabalhos do 10ºB...estes são da Lorena.

um chocolate de inspiração renascentista


Eu sei que, depois do teste, é normal aquele "aperto na boca do estômago", que nem um chocolatinho de inspiração renascentista, nos consegue apagar. Só para dormirem mais tranquilos (ou não), deixo-vos umas luzes sobre as repostas:

1. De meados de quatrocentos (1ª metade do século XV) até ao ínicio do século XVII (1618). A Europa. 2. A organização política em cidades-estado e não sob o sistema feudal, que permite uma sociedade mais eclétice e aberta social e culturalmente;· A situação económica favorável graças ao comércio internacional, e aparecimento dos bancos;· Sistema social flexível que permite a ascensão da burguesia e que contribui para a política do mecenato;· Os vestígios, quer ao nível da arqueologia como em edifícios monumentais e tratados, da civilização romana. 3. a) A MUDANÇA DE MENTALIDADE NO RENASCIMENTO É CARACTERIZADA PELA PASSAGEM DE UMA MENTALIDADE QUE TENDIA A EXPLICAR AS COISAS PELA VERTENTE SIMBÓLICA, PARA O PENSAMENTO ANTROPOCÊNTRICO E RACIONAL.b) PRODUÇÃO INTELECTUAL, LITERÁRIA, CIENTÍFICA OU ARTÍSTICA.c) VERDADEIRAd) DA IMPRENSA.e) FREI CARLOS NÃO ERA PORTUGUÊS, MAS FLAMENGOA A VIVER EM PORTUGAL. 4.4.1. b) O realismo anatómico e uma beleza contida por influência da estatuária da Antiguidade Clássica.4.2. c) Paolo Uccello, Botticelli e Piero della Francesca4.3. c)Recurso à mimesis-conhecimento e cópia da natureza4.4 b) Porque negavam afirmações da Bíblia, eram contrárias aos ensinamentos dos sentidos e às teorias dos Antigos. 5.1 – c...2 – e...3 – f... 4 – a... 5 – d.... 6 – b 6. 1 - Robert Campin; 2- Frei Carlos; 3 – Botticelli; 4 - Simone Martini. 6.1 1- flamenga- cena sagrada num interior quotidiano, perspectiva ainda errada, tratamento do panejamento, individualização dos rostos, rigor anatómico2- influência flamenga (o panejamento) mas renascentista, com perspectiva rigorosa, encenação dos gestos, ambiente interior de influência clássica3. renascimento, perspectiva rigorosa, rigor anatómico que transparece por baixo das vestes, paisagem com rigor – mimesis, ambiente despojado, pose encenada, serenidade dos gestos e dos rostos.4. gótico, ausência de perspectiva, fundo dourado, falta de rigor anatómico, enquadramento com moldura de referências góticas (arcos quebrados polilobados) 7. Aspecto fechado e compacto, planta quadrangular, 3 andares, com pátio interior aberto, com loggia, fachadas trabalhadas num aparelho grosseiro, cujas rugosidades e saliências vão diminuindo de piso para piso, janelas de duas luzes, cornija clássica.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

vamos lá estudar


Aproxima-se mais um momento de avaliação...espero que tenham bem presentes os conceitos de humanismo e individualismo (páginas 6 e 7). Assim como o pensamento de Copérnico, em contraponto com o geocentrismo (páginas 22 e 23).Também convém conhecer o nosso mecenas mais importante - o Lourenço (para os amigos) de Médicis e o seu palácio (páginas 14 e 15, 20 e 21). A visita de estudo também vai ser lembrada e os pintores do Quatrocento italiano (não todos!) Temos que ter em mente o que ficou para trás, o gótico e a pintura flamenga...pois só assim podemos compreender o renascimento.

Será que foi a capacidade inata para cozinhar pizzas com cogumelos em forma de capitel jónico que fez nascer o renascimento por terras italianas?

uma história com bolos




A Patrícia do 10ºA conta-nos uma história com bolos...e dentes!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

um cheirinho grego


As últimas fotografias dos vossos colegas, Tomás e Flávia, do 10ºB.