quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Porque não há grandes mulheres artistas?




Isso vamos descobrir nas aulas...ao longo do ano vamos olhar para o panorama artístico, cultural, social e político dos períodos Gótico, Renascimento e Barroco e vamos constatar que poucos foram os nomes de mulheres que se destacaram no campo das artes-plásticas. Vamos perceber que não foi por falta de talento, ou por falta de rasgos de criatividade ou genialidade...a resposta é muito complexa e mexe com poderes instituídos, por isso irei socorrer-me sempre de autoras credíveis e conceituadas como Linda Nochlin.

Mas as "coisas" estão a mudar ;) e quem tiver a oportunidade de dar um "saltinho" a Londres não deve perder a exposição de Louise Bourgeois, da qual vos deixo as fotografias da peça que está no exterior da TateModern.


2 comentários:

REX TREMENDAE disse...

Acho que a expressão "mulheres artistas" é em si mesma falaciosa.

A meu ver, há artistas (adjectivo feminino). Acredito que exista uma "arte feminina", de temática/procupações femininas. Houve uma arte femininista em tempos.

inqueta-me que mulheres utilizem esse termo. Ou que o usem como desculpa para algum facilitismo das temáticas.

Não deixará nunca de ser um termo machista e redutor.

é só uma chamada de atenção

(Bourjois é das melhores artistas do século a meu ver, dúvido que tenha alguma vez se considerado uma "mulher artista")

Ana Castanheira Martins disse...

Bem visto!
É muito bom este blog começar a mexer :)
Mas a utilização da expressão foi apenas um copy-paste do livro de Linda Lochlin.