quarta-feira, 26 de setembro de 2007

uma passagem do livro que vos falei

Não resisto a deixar-vos aqui uma passagem do livro de Georges Duby - O Tempo das Catedrais, Lisboa: Editorial Estampa, 1978
(se aquela tia-avó que insiste em oferecer, no Natal, as peúgas brancas com raquetes cruzadas, ainda tiver dúvidas...)

"(...) Nas cidades de Itália, o progresso dos negócios fazia surgir uma sociedade nova. Desde há muito que as gentes da cidade tinham reduzido o clero urbano às suas funções litúrgicas e se tinham libertado do poder dos barões. Mas enquanto nas cidades francesas a comuna era só constituída por burgueses, aqui continuava a ser aristocrática. Os nobres haviam-na dominado nos primeiros tempos. No século XIII, contudo, nas cidades mais prósperas, a parte activa do povo disputava-lhes o poder e começava a suplantá-los. Em todo o caso, as barreiras entre a cavalaria e o comum eram ali muito menos altas do que em qualquer outro lugar. Baixaram mais ainda. Muitos nobres, obrigados a isso ou não, entravam nas sociedades de comércio, participavam no negócio e na banca, enquanto os patrícios burgueses adoptavam a maneira de viver deles, construíam torres, usavam armas e queriam entrar nas justas de cortesia(...)"p.173

estão a imaginar o burguês a tentar entrar nas "revistas do social" e o aristocrata a ir à bola e a comer bifanas? (quando vai ver o benfica janta no camarote!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Prof. esqueci-me completamente do trabalho sobre o Dante, por isso resolvi fazer sozinha... Não é resolver fazer sozinha, é mais não ter outra hipótese.
Mas tenho duas dúvidas:
- as respostas às perguntas têm que ser dadas na 1ª pessoa (Dante)?
- é um trabalho extenso, ou as respostas podem dizer apenas o básico e essencial sem entrar por muitos pormenores?
thanks,
Sofia (11º G)

Ana Castanheira Martins disse...

Olá, Sofia

a ideia do trabalho é muito simples: uma entrevista histórica a Dante...imagine que consegue viajar no tempo e que tem oportunidade de entrevistar Dante, o que lhe perguntaria? o que gostaria de saber sobre ele, sobre o trabalho, a cultura?

ou se tiver "queda" para o humor, imagine que consegue que Dante venha ao século XXI para khe conceder uma entrevista exclusiva para uma revista, um jornal...enfim dê largas à imaginação ;)

amanhã estou toda a manhã na escola, se tiver dúvidas, vá ter comigo.