quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quadros de Valor e Quadro de Excelência



Foi hoje. Foi hoje que a escola entregou os diplomas aos alunos distinguidos nos Quadros de Valor e de Excelência. A cerimónia teve discurso (que alguns alunos por falta de educação não ouviram) e teve a entrega solene dos referidos diplomas. Penso que é uma cerimónia que muito orgulha a escola...Espero que no próximo ano sejam vocês os distinguidos. Se não forem, não são! Mas pelo menos tenham a consciência tranquila porque fizeram o vosso melhor. Sabemos que muitos correm a maratona, mas apenas três sobem ao pódio. Devemos condenar o que fica em quarto lugar? Penso que não...penso que não se ele treinou todos os dias, se ele fez uma alimentação equilibrada,se ele deu o seu melhor...não há razão para o condenar, só porque não trouxe uma medalha para casa. Nem sempre os melhores alunos no secundário são os melhores alunos no ensino superior. Hoje sabemos (os profissionais da educação, da psicologia, da medicina...) que existem vários tipos de inteligência e que os alunos aprendem de formas diferentes. Mas um bom aluno será sempre aquele que tem hábitos e método de estudo, que é assiduo e pontual, que sabe ouvir os professores e que os questiona pertinentemente. Um bom aluno entende a escola como um local de trabalho, onde constrói o saber que lhe condicionará o futuro. Aquilo que aprenderem hoje, por muito insignificante que seja, será útil amanhã.

Lutem sempre pelo primeiro lugar, mesmo correndo o risco de ficar em quarto.

Um conselho: "if you stop learning, you sotp leading" (se não perceberem perguntem à professora de inglês...mas estou certa que percebem!)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vinte anos depois da queda do Muro de Berlin



Lembram-se de hoje termos falado sobre os vinte anos da queda do muro de Berlin e dos muros que ainda existem no mundo? Aqui está o link para o site do jornal Expresso, onde podem ver a infografia animada.

Também vos deixo duas imagens de que vos falei na aula. Uma é a marca no chão que indica a linha do muro de Berlin e a outra é o cartaz de aviso.

E pontos!





Como os pontos podem ser tão expressivos!

Mais pontos






Outros modos de olhar a forma natural (folha).

domingo, 1 de novembro de 2009

O ponto...e os pontos






Depois de duas aulas de árduo trabalho, eis o resultado do ponto enquanto elemento gráfico expressivo. Bom trabalho!