terça-feira, 27 de outubro de 2009

Para quem ainda não conhece Picasso


Para ver e comentar...se não dou negativa a todos ;)
É um site onde encontram a obra de Picasso. Vale a pena.

sábado, 24 de outubro de 2009

Os desenhos do Jorge Charrua






O Jorge Charrua foi meu aluno, um pouco distraído, mas excelente na expressão gráfica. Estes foram trabalhos que expôs recentemente. Parabéns Jorge.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

...e mais colheres!




Mais três trabalhos criativos.

Mais colheres

Algumas colheres do 8º ano! Onde era obrigatório usar a colagem, a linha e o ponto...e muita cor!



Fotografias para a Cecília









Respondendo a um pedido especial da Cecília:
e o link para o J. Paul Getty Museum em Los Angeles.






quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Seurat


Encontrei este sítio na net que é capaz de vos ser útil. Que tal uma espreitadela?


Em relação às reproduções que temos visto na aula, elas pertencem ao estilo Pontilhismo ou Divisionismo ou ainda Neo-Impressionismo, que de desenvolveu no final do século XIX. Os pintores, em vez de misturar as tintas na paleta, aplicavam as cores puras em pontos ou manchas. Vistas à distância, as cores (os pontinhos) acabavam por se misturar, criando assim efeitos de luz e sombra. Tal como nos vossos trabalhos.
Esta reprodução é de Georges Seurat e chama-se "Tour Eiffel” (1889).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A linha enquanto elemento da linguagem plástica




Estes são trabalhos do 7º 1ªe 2ª, realizados em papel cavalinho de formato A4 com os lápis HB e 2B como meios riscadores. O objectivo era a criação de uma composição plástica, com as formas naturais desenhadas anteriormente, onde o elemento da linguagem plástica em evidência fosse a linha. Podiam usar linhas curvas, rectas, quebradas, ortogonais, oblíquas, fechadas ou abertas.

As colheres do 8º ano




Representações gráficas de objectos realizadas por alunos do 8º4ª. O suporte é papel cavalinho A4 e os meios riscadores são os lápis HB e 2B.


segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Numa escola nova



Depois dos e-mails de antigos alunos, resolvi voltar ao blog. Numa escola onde os alunos não estão (à partida) vocacionados para as "Artes" o desafio é enorme. Os temas que serão aqui tratados, ao longo do ano, estarão mais relacionados com a Educação Visual, no entanto este blog também será uma plataforma virtual onde poderemos falar sobre assuntos desde exposições de arte a livros interessantes. Para os meus antigos alunos - este continua a ser um espaço de diálogo ;)
Os desenhos que vos deixo são representações gráficas de elementos naturais (folhas de árvore) realizadas por alunos do 7º1ª. São olhares de alunos atentos à forma e que denotam já algum cuidado no tratamento gráfico.