quinta-feira, 30 de abril de 2009

receita para um teste bem sucedido

Aqui vos deixo a receita para um teste bem sucedido.

Ingredientes:
Apontamentos de HCA
Livro (ou fotocópias) da disciplina
Blog Ucelo
folhas de rascunho
meios riscadores
Boa disposição


Comecem por juntar os ingredientes todos à temperatura ambiente. Respirem fundo. Leiam e reescrevam as considerações sobre o enquadramento espaço-temporal do período barroco. Ponderem sobre as consequências da Guerra dos Trinta anos e o Tratado de Vestefália. Convém dominar a Reforma Protestante e a Contra-Reforma...assim como os regimes absolutistas. Levem a cozer em banho-maria a estratificação social...e já agora saibam também quem é o "terceiro Estado".
Em relação à arquitectura e à escultura, relembrem as perguntas da aula de hoje.

bom trabalho.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Por vezes, as obras de arte são difíceis de "ler" e de fruir porque remetem para personagens e episódios que vos parecem desconhecidos. Afinal, estudamos a história da cultura e das artes da Europa ocidental e como tal, essas histórias deveriam fazer parte do vosso imaginário. A nossa matriz cultural reflecte histórias de Davides e Golias, do ser e do parecer da mãe de César, de Édipos, de Madalenas arrependidas, de Narcisos à beira do lago... enfim, são tantos os episódios e os protagonistas, que poderiamos estar toda a tarde a conversar. Quando a vossa interpretação "peca" por desconhecimento das teias que o tempo e a homem urdiram, penso que está na altura de reflectir e tentar encontrar soluções para que o diálogo se possa continuar a estabelecer.
A National Gallery, de Londres, tem no seu site, uma página onde encontram explicações sobre as histórias que estão subjacentes a muitas obras de arte. Vão até lá em http://www.nationalgallery.org.uk/collection/guides/default.htm

terça-feira, 21 de abril de 2009

Barroco e tecnologias

Entramos, agora, na recta final do percurso iniciado em Setembro. Há já um longo caminho trilhado, mas ainda temos muito para fazer.
Quanto ao 11º ano, relembro que é importante continuar a realizar os TPC's dentro dos prazos. O 10º ano ainda tem duas tecnologias pela frente, com relatórios a acompanhar.

A propósito da cultura do palco...em aula foram referidas três "faces" no barroco europeu e que estão directamente relacionadas com a conjuntura social, política, religiosa e económica dos seus focos de irradiação. Quais são, então, esses "três tipos de Barroco". Será que a vida das formas é apenas o reflexo do contexto em que foram criadas?

A propósito de têxteis...lembram-se do artista nigeriano El Anatsui, apresentado em aula, que "tecia" com latas? Podem ver e saber mais sobre o seu trabalho em:
http://africa.si.edu/exhibits/gawu/index.html
http://www.nytimes.com/indexes/2009/02/22/style/t/index.html#pageName=22nigeria

Como sugestão de exposição (para os 10º e 11º anos) uma visita à Galeria Trema, em Lisboa: http://www.trema-arte.pt/