quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Mais sugestões



Espero que este não seja o vosso Pai Natal!
conforme vos tinha prometido aqui deixo mais sugestões de presentes:

O Romance de Leonardo da Vinci, de Dimitri Merejkovski (a vida de Leonardo contada empolgantemente)

Descrição da cidade de Lisboa, de Damião de Góis (o retrato de uma cidade renascentista)

Noa Noa: viagem de Tahiti, de Paul Gauguin (é a história, narrada na primeira pessoa, da vida do pintor Gauguin no Tahiti...no século XIX)


Muito importante, também, será começar a investir em material de artes plásticas (isto para o 10º ano).

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Presentes para o sapatinho






A quadra natalícia é propensa à troca de presentes. Às vezes, no entanto, preferiamos que a tia, a prima e a amiga da mãe se tivessem esquecido de nós. Para que no próximo natal, o vosso sapatinho não seja brindado com o CD do HighSchool Musical, com uma camisola imitação de cashmere, um par de peúgas brancas com raquetes cruzadas e uma caixa de chocolates manhosos, aqui deixo uma lista de livros que farão desta pausa pedagógica um acontecimento cultural:


  • Os Médicis: a nossa história, de Lorenzo de Medici (é a história da família mais poderosa do renascimento florentino, contada na primeira pessoa...no século XXI)
  • O Príncipe, de Maquiavel (é um presente para Lourenço de Médicis, um "tratado" sobre política, escrito pelo humanista Nicolau Maquiavel)
  • Giordano Bruno, de Laura Vit (é um romance histórico sobre a vida do filósofo renascentista que morreu às mãos da Inquisição)
  • Samarcanda, de Amin Maalouf (é uma viagem onde se cruzam tempos e pensamentos através da Rota da Seda)
  • As cruzadas vistas pelos Árabes, de Amin Maalouf (é isso mesmo, o outro lado da história)
  • A catedral do Mar, de Ildefonso Falcones (é um romance histórico sobre a construção da catedral de Barcelona)
  • A história da Beleza, compilação de Umberto Eco
  • A história do Feio, compilação de Umberto Eco

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Correcção do teste


1. (10 pts)
PESTE NEGRA
2. (20 pts)
MORTE DE CERCA DA 1/3 DA POPULAÇÃO EUROPEIA EM POUCOS ANOS,QUE PROVOCA DESEQUILÍBRIOS NA CIDADE, NO ESTADO, NAS FRONTEIRAS SOCIAIS. TRANSFERÊNCIA DE POPULAÇÕES.
CONSTRUÇÃO DE HOSPITAIS, ALBERGARIAS E LEPROSARIAS.
3. (25pts)
TEMÁTICA DO HORROR E DO MACABRO
CORPOS ESQUÁLIDOS
EXPRESSIVIDADE EXAGERADA
GRUPO II

1. (5ptsx3)

a. Forma alongada e rigidez na posição
a. Brasões, símbolos que o definissem e inscrições epigráficas
a. Das Senhoras do Ó e as Senhoras do Leite
2. (16 pts)
GÓTICO INICIAL – 1, 5
GÓTICO PLENO – 3, 4, 7
GÓTICO FINAL – 2, 6, 8
3.
FORMA ALONGADA, CORPO POUCO VOLUMOSO, RIGIDEZ NA POSIÇÃO, ESTÁTUA-COLUNA, PANEJAMENTO COM POUCO MOVIMENTO
TENDÊNCIA NATURALISTA, CORPO MAIS VOLUMOSO, POSIÇÃO CURVILÍNEA, REQUEBRO DA ANCA, MÃOS E ROSTO TRATADOS COM DETALHE, EXPRESSÃO.


GRUPO III

1. (10)
VITRAL, ILUMINURA, FRESCO, PINTURA SOBRE MADEIRA
2.
VERDADEIRO
Apesar do crescimento das cidade, na Idade Média, a iluminura continuou a ser realizada apenas nos mosteiros, MAS PASSOU TAMBÉM A SER REALIZADA POR ILUMINADORES LAICOS (OFICINAS)
Uma das utilizações mais frequentes das iluminuras eram os Livros de Horas, que eram livros de romances de cavalaria. LIVROS DE ORAÇÕES DE CARÁCTER INDIVIDUAL
Um retábulo é um painel executado em vidro de várias cores. EXECUTADO EM MADEIRA OU PEDRA.
O recurso à técnica da pintura mural a fresco assim como o uso frequente de retábulos, justificam-se em Itália, porque as igrejas permaneceram estreitas, altas e repletas de vitrais, nas naves laterais. LARGAS E BAIXAS, MANTENDO SUPERFÍCIES PARIETAIS COMPACTAS.
A pintura, em Portugal no reinados de D. Manuel, é influenciada apenas pela estética e técnica flamengas.PELA TRADIÇÃO GÓTICA, PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES DO RENASCIMENTO ITALIANO
A pintura flamenga caracteriza-se por um grande realismo, uma grande atenção dispensada aos pormenores, realismo das paisagens arquitectónicas e naturais, pela técnica do óleo e pela não representação da temática religiosa.EM AMBIENTES DO QUOTIDIANO
3.
GIOTTO, PINTURA DO GÓTICO ITALIANO, ENQUADRAMENTO ARQUITECTÓNICO ENQUANTO FUNDO, TRIDIMENSIONALIDADE NO FUNDO, CORPOS VOLUMOSOS, CONTRASTE LUZ-SOMBRA
MELCHIOR BROEDERLAN, ESTILO INTERNACIONAL, ENQUADRAMENTO ARQUITECTÓNICO ENQUANTO FUNDO, TRIDIMENSIONALIDADE NO FUNDO, CORPOS VOLUMOSOS,
SIMONE MARTINI, ESTILO INTERNACIONAL/GOTICO ITALIANO, PERSONAGENS ÉTEREAS, BIDIMENSIONALIDADE NO FUNDO,

4. (40 PTS)
TÉCNICA DO ÓLEO, RETÁBULO FIXO OU MÓVEL (1-2-3- OU MAIS PAINEIS)
CENA SAGRADA EM AMBIENTE DO QUOTIDIANO – A MINHA CASA
OS PORMENORES DA DECORAÇÃO – OS MEUS OBJECTOS
MARIA VESTIDA DE ACORDO COM A MINHA ÉPOCA
DA JANELA PODE VER-SE A MINHA RUA/A MINHA PAISAGEM

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Não é matéria para o teste, mas é importante na mesma! O SPO da nossa escola alerta para: A "Futurália" . É uma feira de cursos e profissões, onde irão estar representadas escolas de vários níveis de ensino e instituições várias ligadas à formação e emprego. Para os alunos pode ser útil e interessante irem lá, para recolherem informação directa sobre os cursos que lhes interessa seguir. A feira decorre na na FIL (Parque das Nações), de 10 a 13 de Dezembro e a nossa escola também vai estar lá representada no dia 10. Vão até lá, em grupo, sozinhos, de patins ou trotinete, com a família e o gato mas VÃO! É uma oportunidade única para contactar com uma grande variedade de escolas, num momento em que estão a decidir para onde vão nos próximos anos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ficha de exploração pictórica


Conforme combinado, aqui está uma possível ficha de exploração pictórica para uma das reproduções da pintura gótica do manual. A imagem é apenas uma ideia de apresentação - claro que só é permitida a inclusão de reproduções da obra escolhida.

A data da entrega é dia 9 de Dezembro. Podem recorrer a World Gallery of Art


FICHA DE EXPLORAÇÃO PICTÓRICA DE UMA OBRA

TÍTULO
AUTOR
DATA
DIMENSÕES
MATERIAL/TÉCNICA
LOCAL DE ORIGEM
ENQUADRAMENTO SOCIO/CULTURAL/POLÍTICO
LOCAL ONDE SE ENCONTRA HOJE
TEMA
BREVE DESCRIÇÃO DA OBRA
ESCOLA/ESTILO
ICONOGRAFIA (OS SÍMBOLOS)
ANÁLISE FORMAL:
· RELAÇÃO FORMA/FUNDO
· PERSPECTIVA
· CORES
· LINHAS DE FORÇA

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sob o signo do Macabro







Apesar de serem de um período posterior (séculos XVI e XVII) enquadram-se ainda na "ideia do macabro". Espero que estas imagens vos tenham dissipado algumas dúvidas.