quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Peste Negra



Vá lá...amanhã é outro dia e as derrotas futebolísticas acabarão por se diluir com a chuva prevista para o fim de semana. Aqui ficam uns bolinhos "verdes" para mostrar o meu desportivismo e tolerância clubística.

Lembrem-se que a Peste Negra é matéria obrigatória neste momento de avaliação. Lembrem-se também que ela teve reflexos nas artes plásticas e, nomeadamente na escultura, com a representação de corpos esquálidos e rostos que denotam sofrimento, numa expressividade exagerada. Claro que os temas, apesar de religiosos, apresentam uma tendência onde o horror e o macabro têm lugar cativo com "tranquilidade".

Não se esqueçam, ainda que, com tanta mortalidade a Europa construiu uma nova geografia social...(aqui entra a resposta àquela pergunta da aula sobre as alterações, lembram-se?)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

esquema da pintura flamenga

Espero que o esquema vos ajude a preparar uma resposta a uma pergunta sobre a pintura flamenga (e não flamenca!) para o próximo momento de avaliação.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Relatório Visual da visita de estudo ao MNAA


Aqui vos deixo as imagens, dos relatórios visuais, da visita de estudo ao Museu Nacional da Arte Antiga, em Lisboa. Estes trabalhos foram realizados, por alunos de PT-10ºano, em formato A3 com a técnica da colagem.

Nicolas Froment e Antoine-Jean Gros




Lado a lado para comentar, duas imagens com alguns séculos de distância. Uma apresenta-nos Jesus Cristo ressuscitando um morto, perante uma assistência que ou vira o rosto ou o tapa com um lenço imaculado. Reflexos da peste?


A outra reprodução é de Antoine-Jean Gros, de 1804 e chama-se Napoleão visitando os pestíferos de Jaffa (ou o albergue dos doentes com peste). Apesar de ser uma pintura neo-classicista, pelo tema e pela representação do nú (por exemplo) o enaltecimento do sofrimento humano, as cores quentes e o claro-escuro são já um "cheirinho" daquilo que se irá passar depois e que tomará o nome de Romantismo, (esta achega foi directamente para antigas alunas, que estão agora no 12º). Reparem, que, tal como na reprodução de Nicolas Froment, também há gente proteger o rosto com o lenço branco, enquanto, sem medo nem nojo, Cristo e Napoleão - pela sua santidade um e como reflexo de poder o outro - encaram a cena com naturalidade.

Tal como Cristo é entendido como o salvador dos pecados da humanidade, também Napoleão(pretende) ser o salvador da França. ele é o general que reconstrói o império francês (ou tenta...em terras lusas teve pouca sorte).
Já agora, Jaffa é na Siria.


sábado, 15 de novembro de 2008

Reflexos


Quando falámos na Piéta, e da dor de uma mãe com o filho morto nos braços, lembro-me de vos ter referido o poema de Fernando Pessoa. Tentem fazer a ligação entre as duas formas - a escultura e a poesia. A arte, como já vimos, reflecte o tempo que a cria, mas ela também molda o tempo e o nosso modo de ver.


O Menino De Sua Mãe

"No plaino abandonado

Que a morna brisa aquece,

De balas trespassado

– Duas, de lado a lado –,

Jaz morto, e arrefece.


Raia-lhe a farda o sangue.

De braços estendidos,

Alvo, louro, exangue,

Fita com olhar langue

E cego os céus perdidos.


Tão jovem! que jovem era!

(Agora que idade tem?)

Filho único, a mãe lhe dera

Um nome e o mantivera:

«O menino da sua mãe».


Caiu-lhe da algibeira

A cigarreira breve.

Dera-lhe a mãe. Está inteira

E boa a cigarreira,

Ele é que já não serve.


De outra algibeira, alada

Ponta a roçar o solo,

A brancura embainhada

De um lenço... Deu-lho a criada

Velha que o trouxe ao colo.


Lá longe, em casa, há a prece:

«Que volte cedo, e bem!»

(Malhas que o Império tece!)

Jaz morto, e apodrece,

O menino da sua mãe."


Fernando Pessoa


Podem ouvi-lo declamado por João Villaret http://www.youtube.com/watch?v=9o89o4LxxAM

sábado, 8 de novembro de 2008

Os Evangelistas


Em grego a palavra evangelho significa boa nova. Nos primeiros escritos cristãos, evangelistas eram aqueles que difundiam a boa nova...ou seja todos os discíplos de Cristo.

No entanto a partir do século I, a palavra passa também a definir os quatro livros em que se narram a vida e os ensinamentos de Cristo, escritos por quatro dos seguidores da sua fé:


  • João e Mateus faziam parte do grupo de apóstolos

  • Marcos era um discíplo directo de Pedro

  • Lucas foi um dos primeiros convertidos da cultura grega

Terá sido São Jerónimo, no final do século IV, quem associou os "animais" aos evangelistas.

Aqui ficam os esclarecimentos a propósito dos símbolos.


  • Anjo - São Mateus

  • Leão - São Marcos

  • Touro - São Lucas

  • Águia - São João

Descubram, nesta reprodução de uma pintura de Fernando Gallego (Cristo Abençoando, 1495, Museu do Prado, Madrid), onde se encontram representados os evangelistas.